Respiração
Toda e qualquer prática de meditação envolve tomar consciência da respiração. Através do fluxo da respiração, é possível transportar-se para o momento presente.
Concentração
Escolha o objeto da meditação, algo para focar a atenção e concentrar-se. Pode ser a chama de uma vela, um ponto físico, um mantra ou simplesmente a própria respiração. O importante é ter o foco em algo, para que a mente concentre a atenção e relaxe o pensamento. Meditar também é foco.
Autoconhecimento
Meditar também é olhar para dentro. Não é apenas a contemplação do que é belo ou da natureza. Atitudes internas e ampliação da consciência fazem parte do ato de meditar. Parar de reclamar da vida e das situações que acontecem. Tenha uma postura de aceitação de si mesmo, daquilo que é, exercitando a não resistência, adiando o julgamento, sem reclamar, também é meditar.
Presença
Esteja presente. À medida que você passa pelos pilares anteriores, conseguirá voltar facilmente ao objeto da meditação. Finalmente sentirá a mente a desacelerar, os pensamentos e a respiração numa frequência mais profunda, com maior coerência e alinhamento interno.