Partilhar

Vai ser possível voltar a casar logo a seguir ao divórcio (acabou o prazo internupcial)

Apenas o CDS não votou a favor do fim do prazo internupcial. A nova regra entrará em vigor no primeiro dia do mês seguinte a ser publicada em Diário da República.

11 Julho 2019
Forever Young

Os deputados aprovaram esta tarde, em votação na especialidade, na comissão parlamentar de assuntos Constitucionais, o fim do prazo imposto pela lei para casar segunda vez, após um divórcio ou viuvez. A proposta – que resulta de projetos apresentados pelo BE, PS e PAN – teve o voto favorável destes três partidos, assim como do PCP e do PSD. Só o CDS votou contra.

Os partidos acabam assim com o chamado ‘prazo internupcial’, que, segundo a lei atualmente em vigor, estabelece que após um divórcio não pode haver imediatamente a seguir um novo casamento, devendo os homens aguardar um período de 180 dias e as mulheres 300 dias para casar novamente, regime jurídico que vigora sem alterações há 51 anos.

Desde o início de 2017 que o Bloco de Esquerda (BE), o PS e o PAN tentam alterar a norma do Código Civil. Mas a medida foi de acordo difícil no Parlamento. Para chegarem a consenso, os partidos tiveram de eliminar as referências à presunção da paternidade — principio jurídico que presume de forma automática que o marido é o pai do bebé — no caso de a mulher estar grávida.

Segundo o jornal Público, a alteração ao Código Civil, aprovada hoje, será votada em plenário no dia 19, o que significa que se o Presidente da República promulgar a lei antes de ir de férias em Agosto e o Diário da República o publicar ainda nesse mês, é bem possível que entre em vigor a 1 de Setembro.

Mais Recentes

Abalo sísmico sentido hoje em Lisboa foi de 4,7 na Escala Richter: o que significa este valor?

há 41 minutos

Lisboa sofreu hoje um sismo: saiba o que fazer antes, durante e depois de um abalo de terra

há 1 hora

Sentiu a terra tremer? Nós sentimos: mais um sismo em Lisboa (em atualização)

há 2 horas

Óbito: Morreu o ex-presidente do Atlético Clube Marinhense, Fernando Silva.

há 2 horas

Opinião: « Pode uma cirurgia para a obesidade reduzir o risco de cancro?», Doutor Gil Faria, cirurgião

há 2 horas

Este é o truque certo para afiar as facas sem precisar de pedra para amolar

há 3 horas

Esta carne é duas vezes mais saudável do que a carne de porco, mas os portugueses raramente a comem

há 3 horas

Todo o cuidado é pouco quando se fala da validade dos alimentos: mas quais os que podemos comer depois de expirar?

há 3 horas

Cada vez mais pessoas estão a colocar rolos de papel higiénico no frigorifico: este é o motivo

há 3 horas

Coxidiginia: conheça a dor silenciosa que afeta principalmente as mulheres

há 4 horas

Conheça a empresa (com fábrica em Portugal) de onde saem as cervejas de marca própria do Lidl e da Mercadona

há 4 horas

Este é o melhor azeite do mundo pelo 8.º ano consecutivo: custa 5,20 euros

há 4 horas

Nem jejum nem ginásio: conheça o truque japonês para perder peso em todas as refeições

há 5 horas

O alerta vem de um especialista em sono: «este é o motivo das almofadas ficarem amarelas. Cuidado, pode ser perigoso»

há 5 horas

Especialista responde: «é possível estar apaixonado por duas pessoas ao mesmo tempo?»

há 5 horas

Shakira cancela concerto e é hospitalizada devido a dores abdominais

há 5 horas

É um dos frutos mais consumidos, mas sabe quantos limões são produzidos por ano por um limoeiro?

há 5 horas

«Estes queijos famosos estão à beira da extinção devido a um colapso iminente», alertam especialistas

há 6 horas

Porto despede-se hoje do ex-presidente Pinto da Costa em cortejo fúnebre

há 6 horas

Situação de seca diminuiu em janeiro em Portugal continental

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.