<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Vai viajar este verão? Este detalhe pode levá-lo a ser parado no controlo de segurança do aeroporto

14 Julho 2025
Forever Young

Roupa justa e calor excessivo podem levar os scanners da segurança dos aeroportos a sinalizar o seu corpo. E tudo por causa do suor.

Quem já viajou de avião sabe que há peças de vestuário que complicam a passagem pelo controlo de segurança: cintos metálicos, soutiens com aro ou casacos volumosos. Mas este verão, há um novo motivo que está a provocar constrangimento em vários aeroportos. Segundo revelou a Bestlife, com base em relatos partilhados no Reddit e entrevistas a especialistas, a transpiração, mais concretamente o suor na zona da virilha, está a levar passageiros a serem parados pelas autoridades.

Uma das passageiras, citada na publicação, contou que estava apenas a usar calções de ciclismo e roupa interior normal quando foi sinalizada pelo scanner corporal. Outros passageiros também relataram o mesmo fenómeno, apelidado informalmente de “virilha do pântano”: expressão utilizada para descrever o excesso de suor na zona íntima, muitas vezes provocado pela pressa ou pelo calor.

A explicação científica

A Best Life cita Shawna Malvini Redden, investigadora em comunicação e autora de 101 Pat-Downs, que estuda os procedimentos da Administração de Segurança dos Transportes (TSA) desde 2010. Em declarações à Reader’s Digest, Redden explicou que “a transpiração é uma das causas menos conhecidas para a ativação dos scanners”. Isto deve-se ao funcionamento da tecnologia de ondas milimétricas, que “atravessa a roupa e reflecte na pele e em quaisquer objetos ocultos”.

Segundo Redden, “a presença de humidade altera a forma como essas ondas são refletidas, podendo levar os scanners a sinalizar áreas do corpo onde há mais suor”.

A própria TSA confirmou ao USA Today que “a humidade adicional no corpo pode modificar a densidade das roupas, e essa alteração pode ativar um alarme nas máquinas de tecnologia avançada”.

A transpiração não é o único fator inesperado que pode atrair atenção durante a triagem. A Best Life destaca ainda testemunhos de utilizadores sinalizados por usarem fraldas para adultos, pensos higiénicos ou calções de compressão. Um alegado agente da TSA, citado de forma anónima num comentário no Reddit, explicou: “Na minha experiência, 85% das sinalizações na zona da virilha têm origem nestes elementos. Os restantes 15% dividem-se entre alarmes falsos e tentativas reais de ocultar objetos.”

Se for viajar nos meses mais quentes, opte por roupa leve, respirável e que não retenha humidade. Evite tecidos sintéticos e roupas muito justas. E, se tiver feito um trajeto a pé até ao aeroporto, considere trocar de roupa antes de passar o controlo.

Com pequenas adaptações no vestuário, pode poupar tempo e evitar momentos desconfortáveis na fila de embarque.