Em nome de uma autoestima saudável, familiarize-se com questões psicológicas subtis presentes no comportamento de outras pessoas que, direta ou indiretamente, indicam que você é muito mais atraente do que pensa.
Receber poucos elogios das pessoas
Qualquer pessoa fica com a autoconfiança abalada se não receber elogios. Contudo, isso indica exatamente o oposto: você é uma pessoa atraente. E por que motivo? Porque os outros acham que você já sabe o quanto é bonita, e que não precisa de uma lembrança adicional disso. As pessoas podem até achar que pode estar cansada de receber uma atenção excessiva. Caso ninguém mencione o fato de você ser bonita, não quer necessariamente dizer que não achem isso.
Recebe elogios, mas eles parecerem burocráticos
Raramente recebe elogios, mas quando os recebe, parecem desleixados e sem emoção, como se fossem ditos por obrigação. Em situações assim, muitas pessoas sentem-se ofendidas, por acreditar que aquelas palavras não têm nada de sinceras. Porém, é justamente o contrário. Em casos dessa natureza, devemos ficar felizes, porque aquele que elogia na verdade emprega a tonalidade um tanto descuidada por considerar que o seu poder de atração é algo dado.
Gente desconhecida tenta fazer contato visual
É simples: um breve olhar na sua direção, que termina com um leve sorriso, é um sinal amistoso. Um olhar prolongado e diretamente voltado aos olhos (obviamente, também acompanhado de um sorriso, pois um olhar sério poderia indicar agressividade) transmite emoções fortes e revela que aquela pessoa tem uma grande vontade de a conhecer.
Ao olhar para si, as pessoas levantam as sobrancelhas
Geralmente, levantamos as sobrancelhas automática e inconscientemente quando estamos diante uma pessoa que consideramos atraente. Você pode até nem dar importância a isso e não perceber quando repete esse gesto, mas na próxima ocasião, tente se dar conta desse momento quando encontrar aquela pessoa especial.
O seu interlocutor está sempre fazendo ’biquinho’
Outra coisa que fazemos inconscientemente quando vemos uma pessoa de quem gostamos: fazer biquinho. Pois é, o gesto não serve apenas de pose para selfies. Estamos falando de um movimento que dura poucos segundos, mas que se repete várias vezes. Isso acontece, curiosamente, por um desejo de beijar.
Não tentam manter distância de si, mas aproximam-se gradualmente
Se alguém, durante uma conversa, provoca fortes emoções positivas, a distância física é diminuída notadamente, podendo até surgir toques no braço ou antebraço.
Todos se surpreendem quando descobrem que você tem complexos
Se as pessoas se surpreendem sinceramente quando descobrem que você também tem os seus problemas de complexos e baixa autoestima, isso pode indicar que o seu problema está a ser superdimensionado e que, para quem olha de fora, a sua vida parece perfeita. Ao observar e avaliar a sua aparência, as outras pessoas têm a sensação de que você é totalmente segura de si mesma e autossuficiente.
As pessoas são muito gentis ou, por outro lado, muito desagradáveis consigo
Quem é seguro de si mesmo e não possui complexos, sendo sempre considerada linda e bem-sucedida, reflete isso no próprio comportamento, apreciando as mesmas qualidades nos demais. Portanto, se um amigo ou conhecido a considera uma boa pessoa e a trata com respeito e consideração, é porque também a vê da mesma forma.
Todas as pessoas boas às vezes lidam com as emoções negativas dos outros, sendo que muitas delas são completamente infundadas. O principal a fazer é não encarar isso como algo pessoal, nem se irritar com essas pessoas.