Partilhar

Vasculite: Conheça a doença do ator Ashton Kutcher

A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infeções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos de outros sintomas, dependendo dos órgãos afetados. Para confirmar o diagnóstico, realiza-se a biópsia de uma amostra de tecido colhida de um órgão afetado, para detetar a inflamação dos vasos sanguíneos. Corticosteroides e outros medicamentos imunossupressores são frequentemente utilizados para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas pela vasculite, embora alguns tipos de vasculite sejam mais comuns entre certos grupos etários. A vasculite pode afetar artérias (grandes, médias ou pequenas), capilares, veias ou uma combinação dessas. O vaso sanguíneo pode ser afetado de forma total ou parcial. A vasculite pode afetar vasos sanguíneos que irrigam uma parte do corpo, como a cabeça, nervos ou pele, ou vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação de muitos órgãos diferentes (chamada vasculite sistémica). Qualquer sistema de órgãos pode ser afetado. Às vezes, a vasculite afeta a pele, mas não os órgãos internos (vasculite cutânea). O fator responsável pela vasculite é normalmente desconhecido. Nestes casos, a vasculite é conhecida como vasculite primária. Contudo, quando infeções, toxinas, certos vírus (especialmente vírus da hepatite) e medicamentos desencadeiam o distúrbio, é conhecido como vasculite secundária. A vasculite pode resultar de cancro ou outro distúrbio que provoque inflamação. Provavelmente, a inflamação ocorre quando o sistema imunológico confunde os vasos sanguíneos, ou partes de um vaso sanguíneo, com corpos estranhos e passa a atacá-los. As células do sistema imunológico, que provocam a inflamação, envolvem e infiltram os vasos sanguíneos afetados, danificando-os. Os vasos sanguíneos danificados podem tornar-se permeáveis, estreitos ou obstruídos. Em resultado, o fluxo de sangue nos tecidos irrigados pelos vasos danificados é interrompido. Os tecidos privados de sangue (áreas isquémicas) podem ser…

24 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infeções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos de outros sintomas, dependendo dos órgãos afetados.

Para confirmar o diagnóstico, realiza-se a biópsia de uma amostra de tecido colhida de um órgão afetado, para detetar a inflamação dos vasos sanguíneos.

Corticosteroides e outros medicamentos imunossupressores são frequentemente utilizados para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.
Pessoas de todas as idades podem ser afetadas pela vasculite, embora alguns tipos de vasculite sejam mais comuns entre certos grupos etários.

A vasculite pode afetar artérias (grandes, médias ou pequenas), capilares, veias ou uma combinação dessas. O vaso sanguíneo pode ser afetado de forma total ou parcial. A vasculite pode afetar vasos sanguíneos que irrigam uma parte do corpo, como a cabeça, nervos ou pele, ou vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação de muitos órgãos diferentes (chamada vasculite sistémica). Qualquer sistema de órgãos pode ser afetado. Às vezes, a vasculite afeta a pele, mas não os órgãos internos (vasculite cutânea).

O fator responsável pela vasculite é normalmente desconhecido. Nestes casos, a vasculite é conhecida como vasculite primária. Contudo, quando infeções, toxinas, certos vírus (especialmente vírus da hepatite) e medicamentos desencadeiam o distúrbio, é conhecido como vasculite secundária.

A vasculite pode resultar de cancro ou outro distúrbio que provoque inflamação. Provavelmente, a inflamação ocorre quando o sistema imunológico confunde os vasos sanguíneos, ou partes de um vaso sanguíneo, com corpos estranhos e passa a atacá-los. As células do sistema imunológico, que provocam a inflamação, envolvem e infiltram os vasos sanguíneos afetados, danificando-os. Os vasos sanguíneos danificados podem tornar-se permeáveis, estreitos ou obstruídos. Em resultado, o fluxo de sangue nos tecidos irrigados pelos vasos danificados é interrompido. Os tecidos privados de sangue (áreas isquémicas) podem ser permanentemente danificados ou morrer.

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 6 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 7 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 7 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 7 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 8 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 8 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 8 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 9 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 9 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 10 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 10 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 11 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 11 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 12 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 12 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 12 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 13 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 13 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 13 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.