Partilhar

Vasculite: Conheça a doença do ator Ashton Kutcher

A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infeções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos de outros sintomas, dependendo dos órgãos afetados. Para confirmar o diagnóstico, realiza-se a biópsia de uma amostra de tecido colhida de um órgão afetado, para detetar a inflamação dos vasos sanguíneos. Corticosteroides e outros medicamentos imunossupressores são frequentemente utilizados para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas pela vasculite, embora alguns tipos de vasculite sejam mais comuns entre certos grupos etários. A vasculite pode afetar artérias (grandes, médias ou pequenas), capilares, veias ou uma combinação dessas. O vaso sanguíneo pode ser afetado de forma total ou parcial. A vasculite pode afetar vasos sanguíneos que irrigam uma parte do corpo, como a cabeça, nervos ou pele, ou vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação de muitos órgãos diferentes (chamada vasculite sistémica). Qualquer sistema de órgãos pode ser afetado. Às vezes, a vasculite afeta a pele, mas não os órgãos internos (vasculite cutânea). O fator responsável pela vasculite é normalmente desconhecido. Nestes casos, a vasculite é conhecida como vasculite primária. Contudo, quando infeções, toxinas, certos vírus (especialmente vírus da hepatite) e medicamentos desencadeiam o distúrbio, é conhecido como vasculite secundária. A vasculite pode resultar de cancro ou outro distúrbio que provoque inflamação. Provavelmente, a inflamação ocorre quando o sistema imunológico confunde os vasos sanguíneos, ou partes de um vaso sanguíneo, com corpos estranhos e passa a atacá-los. As células do sistema imunológico, que provocam a inflamação, envolvem e infiltram os vasos sanguíneos afetados, danificando-os. Os vasos sanguíneos danificados podem tornar-se permeáveis, estreitos ou obstruídos. Em resultado, o fluxo de sangue nos tecidos irrigados pelos vasos danificados é interrompido. Os tecidos privados de sangue (áreas isquémicas) podem ser…

24 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

A vasculite pode ser desencadeada por certos tipos de infeções, por medicamentos, ou pode ocorrer por razões desconhecidas. As pessoas podem apresentar sintomas gerais, como febre ou fadiga, seguidos de outros sintomas, dependendo dos órgãos afetados.

Para confirmar o diagnóstico, realiza-se a biópsia de uma amostra de tecido colhida de um órgão afetado, para detetar a inflamação dos vasos sanguíneos.

Corticosteroides e outros medicamentos imunossupressores são frequentemente utilizados para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas.
Pessoas de todas as idades podem ser afetadas pela vasculite, embora alguns tipos de vasculite sejam mais comuns entre certos grupos etários.

A vasculite pode afetar artérias (grandes, médias ou pequenas), capilares, veias ou uma combinação dessas. O vaso sanguíneo pode ser afetado de forma total ou parcial. A vasculite pode afetar vasos sanguíneos que irrigam uma parte do corpo, como a cabeça, nervos ou pele, ou vasos sanguíneos responsáveis pela irrigação de muitos órgãos diferentes (chamada vasculite sistémica). Qualquer sistema de órgãos pode ser afetado. Às vezes, a vasculite afeta a pele, mas não os órgãos internos (vasculite cutânea).

O fator responsável pela vasculite é normalmente desconhecido. Nestes casos, a vasculite é conhecida como vasculite primária. Contudo, quando infeções, toxinas, certos vírus (especialmente vírus da hepatite) e medicamentos desencadeiam o distúrbio, é conhecido como vasculite secundária.

A vasculite pode resultar de cancro ou outro distúrbio que provoque inflamação. Provavelmente, a inflamação ocorre quando o sistema imunológico confunde os vasos sanguíneos, ou partes de um vaso sanguíneo, com corpos estranhos e passa a atacá-los. As células do sistema imunológico, que provocam a inflamação, envolvem e infiltram os vasos sanguíneos afetados, danificando-os. Os vasos sanguíneos danificados podem tornar-se permeáveis, estreitos ou obstruídos. Em resultado, o fluxo de sangue nos tecidos irrigados pelos vasos danificados é interrompido. Os tecidos privados de sangue (áreas isquémicas) podem ser permanentemente danificados ou morrer.

Mais Recentes

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 4 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 5 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 6 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 7 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 8 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 9 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 10 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 11 horas

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 1 dia

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 1 dia

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 1 dia

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 1 dia

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 1 dia

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 1 dia

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 1 dia

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 1 dia

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 1 dia

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 1 dia

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 1 dia

Quer viver mais (e melhor)? Caminhe mais depressa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.