Partilhar

Veja se está abrangido pela descida de IRS e quando deverá começar a receber mais

O programa do Governo prevê baixar o IRS ao longo da legislatura, embora não tenha apresentado um calendário para o efeito. De acordo com o Executivo liderado por Luís Montenegro, é urgente “baixar a elevada carga fiscal sobre o trabalho (o IRS) que erode o valor líquido dos salários e desincentiva o esforço e melhores desempenhos”.

15 Abril 2024
Forever Young

O programa do Governo prevê baixar o IRS ao longo da legislatura, embora não tenha apresentado um calendário para o efeito. De acordo com o Executivo liderado por Luís Montenegro, é urgente “baixar a elevada carga fiscal sobre o trabalho (o IRS) que erode o valor líquido dos salários e desincentiva o esforço e melhores desempenhos”.

“Em primeiro lugar, aprovaremos na próxima semana uma proposta de lei que altera o artigo 68º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, introduzindo uma descida das taxas de IRS sobre os rendimentos até ao oitavo escalão, que vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1.500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, especialmente sentida na classe média”, disse o Primeiro-Ministro recentemente empossado.

Embora a medida seja implementada apenas a meio do ano, as novas taxas serão aplicadas aos rendimentos do trabalho de todo o ano (salários e outros rendimentos englobados pelos contribuintes). Assim, quando a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) calcular o IRS referente aos rendimentos de 2024 em 2025, serão aplicadas as taxas do imposto que estiverem em vigor a 31 de dezembro de 2024.

Esta decisão baseia-se na Lei Geral Tributária (LGT), que estabelece que as normas fiscais se aplicam aos factos ocorridos após a sua entrada em vigor, sem tributos retroativos. Contudo, quando o facto tributário é de formação sucessiva, como acontece com o IRS que incide anualmente sobre os rendimentos obtidos em cada ano civil, a nova lei só se aplica ao período decorrido após a sua entrada em vigor, ou seja, a partir de 31 de Dezembro.

 

Quem está abrangido pela descida dos escalões?

O Governo prevê uma redução do IRS para os contribuintes com rendimentos coletáveis até aos 39.791 euros anuais, ou seja, até ao 8º escalão, através da redução de taxas marginais entre 0,5 e 3 pontos percentuais face a 2023, com enfoque na classe média.

O Governo prepara-se ainda para fazer mudanças nas regras do IRS para jovens até aos 25 anos de idade, “com uma redução de dois terços nas taxas de 2023, tendo uma taxa máxima de 15% aplicada a todos os jovens até aos 35 anos, com exceção do último escalão de rendimentos”.

Se aprovada, a descida do IRS terá um impacto imediato, implicando uma revisão das tabelas de retenção na fonte para refletir o desagravamento nos salários e pensões. Os ajustes necessários devido à não aplicação das novas tabelas nos primeiros meses do ano serão feitos na liquidação do imposto em 2025.

A decisão de Montenegro de duplicar a descida do IRS até ao verão, com o objetivo de mostrar resultados antes das eleições europeias, é vista como uma jogada política estratégica. O desafio agora é obter o consenso parlamentar necessário para concretizar esta promessa eleitoral e garantir que a redução do IRS seja sentida pelos contribuintes ainda este ano.

“O calendário é para já, o calendário é aprovar essa descida na próxima semana no Conselho de Ministros”,  garantiu Luís Montenegro. “A descida do imposto sobre os rendimentos do trabalho dos portugueses é para já”, sublinhou. “É para ser aplicado já. É isso que vamos decidir no Conselho de Ministros”, acrescentou.

Mais Recentes

Óbito : Morreu a actriz sul coreana Kim Sae-ron

há 4 horas

Descubra os melhores presentes sexuais para cada signo: não vale a pena corar

há 7 horas

Sabe quais são as partes do corpo do homem que mais atraem as mulheres?

há 8 horas

Quer fortalecer a sua relação? Então, não fuja e faça já estas perguntas

há 9 horas

Infarmed suspende a comercialização e retira do mercado nacional todos os lotes deste produto: saiba qual

há 10 horas

Nunca, mas nunca mesmo, diga isto aos seus netos

há 10 horas

Um dos snaks mais apreciados em Portugal vem da planta mais venenosa do mundo: há dúvidas sobre o seu consumo

há 11 horas

Tem dúvidas sobre quando deve regar as suas plantas? Descubra um truque infalível e resolva a situação

há 11 horas

Ninguém os aguenta: conheça os signos mais insuportáveis e descubra se o seu está na lista

há 12 horas

Óbito: Morreu monsenhor Weber Machado

há 13 horas

Está preparada? A revolução na cozinha chegou: está aí a Nova Bimby TM7

há 13 horas

Revelada data e hora para o funeral de Pinto da Costa

há 13 horas

Presidente da Câmara do Porto decreta luto municipal na segunda-feira devido à morte de Pinto da Costa

há 13 horas

Residentes em zonas raianas procuram cada vez mais serviços médicos em Espanha

há 13 horas

Bernardino Silva, o médico que há 40 anos criou raízes em Alvaiázere

há 13 horas

Anorexia: psiquiatra alerta para aumento de casos em todas as idades

há 13 horas

Quer uma Fritadeira de Ar Quente? Esta do Pingo Doce está com 55% de desconto

há 16 horas

Tem mais de 65 anos? Cuidado, saiba que está entre os que mais partilham noticias falsas no Facebook

há 17 horas

Sabia que dormir demais pode aumentar o risco de demência?

há 1 dia

Óbito: Morreu Pinto da Costa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.