Partilhar

Venha conhecer o Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza

O Pavilhão de Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, que acolhe o projeto “Fertile Futures”, com curadoria de Andreia Garcia, já foi  inaugurado, avança a Lusa. Sob o título “O Laboratório do Futuro”, a 18.ª Bienal de Veneza foi programada pela curadora Lesley Lokko e irá decorrer entre sábado e 26 de novembro. Nesta edição, o Pavilhão de Portugal volta a ocupar o Pallazzo Franchetti, situado na margem do Grande Canal de Veneza, e o país será representado pelo projeto “Fertile Futures”, centrado na problemática da escassez de água doce e na busca de soluções sustentáveis para a gestão de recursos hídricos. O projeto, com curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, assenta em sete casos do território português. “A escassez de água doce é um problema global com manifestações dramáticas no território português. Repercute-se no alargamento dos períodos de seca extrema e aumento do calor, agravamento de aridez dos solos, risco de incêndio, e, ao mesmo tempo, cheias e inundações que vivemos recentemente”, alertou a arquiteta Andreia Garcia sobre a motivação do projeto, em entrevista à Lusa em janeiro. Andreia Garcia considera “urgente a discussão pública sobre a proteção, gestão e futuro deste recurso natural”, sobretudo pelos problemas vividos em várias regiões do território nacional, a partir dos quais o projeto selecionou sete casos reais. Nesta abordagem encontra-se o “contributo da arquitetura no desenho ou redesenho de uma ideia de futuro mais descarbonizada, descolonizada e colaborativa” com outras disciplinas, com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis para os reservatórios de água doce do futuro. Para cada uma das equipas das sete hidrogeografias abordadas no projeto foi convidado um ateliê de arquitetura e um especialista de outra área disciplinar: a Bacia do Tâmega, (equipa ateliê Space Transcribers e o…

20 Maio 2023
Sandra M. Pinto

O Pavilhão de Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – Bienal de Veneza, que acolhe o projeto “Fertile Futures”, com curadoria de Andreia Garcia, já foi  inaugurado, avança a Lusa.

Sob o título “O Laboratório do Futuro”, a 18.ª Bienal de Veneza foi programada pela curadora Lesley Lokko e irá decorrer entre sábado e 26 de novembro.

Nesta edição, o Pavilhão de Portugal volta a ocupar o Pallazzo Franchetti, situado na margem do Grande Canal de Veneza, e o país será representado pelo projeto “Fertile Futures”, centrado na problemática da escassez de água doce e na busca de soluções sustentáveis para a gestão de recursos hídricos.

O projeto, com curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, assenta em sete casos do território português.

“A escassez de água doce é um problema global com manifestações dramáticas no território português. Repercute-se no alargamento dos períodos de seca extrema e aumento do calor, agravamento de aridez dos solos, risco de incêndio, e, ao mesmo tempo, cheias e inundações que vivemos recentemente”, alertou a arquiteta Andreia Garcia sobre a motivação do projeto, em entrevista à Lusa em janeiro.

Andreia Garcia considera “urgente a discussão pública sobre a proteção, gestão e futuro deste recurso natural”, sobretudo pelos problemas vividos em várias regiões do território nacional, a partir dos quais o projeto selecionou sete casos reais.

Nesta abordagem encontra-se o “contributo da arquitetura no desenho ou redesenho de uma ideia de futuro mais descarbonizada, descolonizada e colaborativa” com outras disciplinas, com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis para os reservatórios de água doce do futuro.

Para cada uma das equipas das sete hidrogeografias abordadas no projeto foi convidado um ateliê de arquitetura e um especialista de outra área disciplinar: a Bacia do Tâmega, (equipa ateliê Space Transcribers e o geógrafo Álvaro Domingues), o Douro Internacional (arquiteta Dulcineia Santos e o engenheiro civil João Pedro Matos Fernandes), o Médio Tejo (arquiteta Guida Marques e a engenheira do Ambiente Érica Castanheira), a Albufeira do Alqueva (ateliê Pedrez Studio e a arquiteta paisagista Aurora Carapinha), o Rio Mira (Corpo Atelier e a antropóloga Eglantina Monteiro), a lagoa das Sete Cidades, na Ilha de São Miguel, Açores (Ilhéu Atelier de arquitetura e o geógrafo João Mora Porteiro), e as Ribeiras Madeirenses (Ponto Atelier e Ana Salgueiro Rodrigues).

A 18.ª Bienal de Arquitetura de Veneza conta com representações oficiais de 63 países, sendo Portugal e Brasil os únicos lusófonos presentes, mas entre os 89 arquitetos e gabinetes de arquitetura, na maioria de África e da diáspora africana, estão o Banga Colectivo, gabinete de arquitetura de Luanda e Lisboa, e o ateliê brasileiro Cartografia Negra.

O pavilhão do Vaticano, que é também inaugurado oficialmente hoje, tem como comissário o cardeal Tolentino de Mendonça e conta com a instalação “O Encontro”, do arquiteto Álvaro Siza.

 

Mais Recentes

Tradições culinárias de Itália ganham vida com um menu exclusivo no L’Osteria Italiana

há 43 minutos

Uma explosão de sabores surpreendentes, numa ode à época mais fria do ano: é assim o menu do Po Tat

há 18 horas

Contrabando chega ao Saldanha e está pronto para surpreender

há 19 horas

Nada de stress: jogos, receitas e outras dicas para entreter as crianças nas férias de Natal

há 20 horas

A Melhor Companhia Aérea na Europa fala português, pela 14.ª vez consecutiva

há 21 horas

InterContinental Lisbon promete um Natal encantado e um Réveillon requintado

há 22 horas

Hugo Boss abre primeira loja outlet HUGO em Portugal e oferece descontos

há 23 horas

Fertagus aumenta oferta de comboios para Setúbal

há 24 horas

Restaurante Astória celebra o Natal com weekend brunch temático e um calendário do advento

há 1 dia

Chaparro Alentejano junta a tradição e a partilha à mesa nesta época natalícia

há 2 dias

Programas de Natal em Cascais prometem animação para toda a família

há 2 dias

A loucura chegou ao Lidl: já está à venda a coleção de roupa natalícia (desde 1,99 euros)

há 2 dias

Primadonna celebra o Natal e o Réveillon com elegância e tradição

há 2 dias

Caminhada nórdica: descubra a modalidade que ajuda (e muito) a gastar calorias

há 2 dias

Não atinge só o couro cabeludo: como surge e de que maneira se trata a caspa nas sobrancelhas

há 2 dias

Elon Musk desiste dos carros e “abandona” a Tesla: bilionário lança cavalo robot

há 2 dias

De acordo com a numerologia, a sua data de nascimento pode indicar quantos anos vai viver

há 2 dias

Anemia de Fanconi: doença rara que causa predisposição para o cancro

há 2 dias

Hotel oferece banhos de petróleo aos hóspedes: «Combate mais de 70 doenças», é a justificação

há 2 dias

Titanic: uma mão cheia de coincidências que contribuíram para o acidente

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.