No mais recente estudo da EasyPark para o mercado português, os resultados demonstram que 76,8% dos portugueses está preocupado com a sustentabilidade das suas cidades, associando esta preocupação com o problema da mobilidade. De entre os entrevistados, 66,4% optaria por um meio de transporte alternativo, se isso significasse melhorar a sustentabilidade de forma significativa nas cidades. Contudo 42% afirmam que considera existirem poucos transportes públicos como alternativa, e 33,6% a não ponderar mudar para os veículos elétricos, o que pode acarretar problemas contínuos não só à mobilidade, mas também à sustentabilidade das cidades.
Com a chegada do verão, a pressão da mobilidade nas cidades muda, e isso implica que nalguns pontos do país, sobretudo os mais turísticos, o impacto do trânsito seja maior, assim como a emissão de CO2 e a sustentabilidade local.
A pensar nesta preocupação, a EasyPark deixa alguns conselhos aos seus utilizadores para que não apenas tenham um verão com viagens mais sustentáveis, mas com medidas que podem aplicar ao seu dia-a-dia no regresso ao trabalho.
De um modo geral, a opção por um meio de transporte alternativo à viatura própria será sempre uma escolha acertada. Mas, se tal não é possível, pode sempre optar por partilha de veículos com outras pessoas, o que permite que circulem menos viaturas no mesmo trajeto, mas o mesmo número de viajantes.
Na escolha do destino, importa que este seja o mais sustentável possível. Com a atual questão do turismo de massa na linha da frente dos debates internacionais, importa que escolha locais para visitar que tenham, por si mesmos, uma estrutura de sustentabilidade clara, e bem definida, que o ajude a optar pelas melhores e mais sustentáveis soluções.
O tempo de estadia é também de muita importância. Deslocar-se longas distâncias para curtas estadias acarreta um impacto ambiental muito maior. Seja ponderado na distância a percorrer, pelo tempo que despende, pelos quilómetros percorridos e pelo impacto no meio ambiente que a deslocação pode ter, face ao tempo que irá estar nesse local.
No seu destino, opte sempre por reduzir os seus resíduos, consumir produtos locais e envolver-se em atividades mais sustentáveis. Se tiver que alugar uma viatura no país que visita, opte por uma elétrica, ou então, que tal deslocar-se de bicicleta? Pequenas mudanças podem fazer grande diferença, e reduz o impacto na fauna e flora locais, ao mesmo tempo que consome produtos de forma mais sustentável e que impulsionam a economia local.