Partilhar

Vila Galé reforça aposta no turismo equestre

Alter do Chão foi palco da assinatura de um protocolo de cooperação entre o, Grupo Vila Galé, a Companhia das Lezírias e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC), com o objetivo de dinamizar o turismo equestre na região e promover a valorização do cavalo lusitano.

26 Fevereiro 2025
Forever Young

O Grupo Vila Galé, assume um papel central nesta iniciativa, reforçando a sua aposta na integração do património equestre na oferta turística. A parceria inclui a realização de apresentações equestres regulares, o apoio à preservação das raças autóctones e a dinamização de atividades turísticas relacionadas com o cavalo lusitano.

O Hotel Vila Galé Collection Alter Real, instalado nas antigas instalações da Coudelaria, já se posiciona como um polo de atração para o turismo equestre e rural. Com esta parceria, pretende-se alargar a oferta de experiências para hóspedes e visitantes, tornando Alter do Chão num destino de referência para os amantes da cultura equestre.

Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vila Galé, sublinhou: “O turismo equestre tem um enorme potencial, e Alter do Chão reúne todas as condições para se afirmar como um destino de referência. O nosso objetivo é proporcionar experiências diferenciadoras, valorizando o  território e a sua cultura.”

Estiveram presentes cerca de 150 convidados, entre eles, o Presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Francisco Miranda, Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Companhia das Lezírias, e o secretário de estado da Agricultura João Moura e Vera Tita, diretora da EPDRAC.

“A colaboração entre o setor público e privado desempenha um papel fundamental na valorização do património e na qualificação dos serviços turísticos, elevando a qualidade e atratividade da experiência dos visitantes. O Alentejo e o Ribatejo são destinos de excelência, onde a tradição, a história e a inovação se unem para fortalecer a oferta turística. O recente protocolo firmado entre a Companhia das Lezírias, o Grupo Vila Galé e a Escola Profissional de Alter é um passo estratégico para consolidar o turismo na região, reforçando a qualificação profissional, a valorização do património e a excelência dos serviços. Este modelo de desenvolvimento, assente na colaboração entre entidades públicas e privadas, tem sido determinante para o crescimento sustentável da região. Aqui está a prova de que, juntos, podemos criar grandes empreendimentos turísticos, promovendo o Alentejo e o Ribatejo como referências no panorama nacional e internacional” afirmou José Santos, Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Um dia dedicado ao turismo equestre e à cultura
Os convidados foram recebidos na entrada da Coudelaria de Alter por alunos da EPDRAC a cavalo, que acompanharam a comitiva até ao hotel Vila Galé Collection Alter Real, onde se iniciou o programa do dia que contou com umademonstração de falcoaria, destacando a importância desta prática enquanto património imaterial da humanidade, observação da Eguada na chegada e
partida para o campo, visita ao Lagar e Enoteca, visita às instalações do Hotel Vila Galé Alter Real, e uma série de apresentações no Picadeiro D. José de Athayde, a saber: Exibição da Charanga da GNR, Atuação dos alunos da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

“Foi um verdadeiro privilégio poder participar em tão excelso dia que, cremos, se constituirá como um importante marco na história destes organismos. Quando trabalhamos em conjunto para um mesmo fim – desenvolver o interior – o resultado só poderá ser o melhor. Quando se congregam esforços, quando se juntam ideias, não haverá limites para as nossas vontades. O projeto da
EPDRAC parte muito da colaboração com a comunidade, pois só assim poderemos garantir um ensino de excelência e de adequada preparação para o mercado de trabalho, formando bons profissionais, mas também bons e íntegros indivíduos”, explicou Vera Tita, diretora da EPDRAC.

Arte Equestre Portuguesa declarada Património Imaterial da Humanidade
A Arte Equestre Portuguesa foi classificada em 2024 como Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A classificação é o resultado de um processo iniciado em 2015 e desenvolvido em parceria pela Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, pela Parques de Sintra, que gere a Escola Portuguesa de Arte Equestre, e pelo município da Golegã. A Arte Equestre Portuguesa foi integrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em 2021

Mais Recentes

E se para o almoço lhe oferecessem um saboroso prato de ramen? Isso é Yakuza by Olivier Lisboa

há 2 horas

Nunca visto antes: mulher processa clínica de fertilidade depois de dar à luz bebé de outra pessoa

há 2 horas

Cancro da mama: «mortes podem aumentar 68% até 2050», alerta Organização Mundial de Saúde

há 2 horas

Deve ou não atender uma chamada de um número desconhecido? Autoridades dão a resposta e revelam truque para decidir

há 2 horas

Diga adeus às moedas: este país diz despede-se dos carrinhos de compras dos supermercados

há 2 horas

Opinião: «Ecoendoscopia, o exame que tem revolucionado a prática clínica», Pedro Bastos, médico gastroenterologista

há 3 horas

Nunca mais perca tempo a secar a loiça: com esta invenção da Leroy Merlin facilite a sua vida (e preserva as suas mãos)

há 3 horas

Óbito: Morreu o lendário cantor Chris Jasper, dos Isley Brothers

há 3 horas

Neuronite vestibular: especialista explica a condição que levou ao internamento urgente de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil

há 3 horas

Síndrome de Rett: UHF dão concerto no Seixal para angariar verbas para associação

há 4 horas

Jorge Palma e filhos estreiam espectáculo “3 palmas na mão” em abril

há 4 horas

Restaurantes de duas ‘chefs’ portuguesas distinguidos com uma estrela Michelin

há 4 horas

Hospital Amadora-Sintra: «Plano passa pelo regresso dos cirurgiões que saíram», avança Ministra

há 4 horas

Vila Galé reforça aposta no turismo equestre

há 4 horas

Papa Francisco passa mais uma “noite tranquila

há 5 horas

Óbito : Morreu o advogado Romeu Francês

há 14 horas

Óbito: Morreu o cavaleiro olímpico Bernardo Leite Rodrigues

há 14 horas

Procissão das velas no Santuário de Fátima passa a ser diária

há 20 horas

Papa autoriza canonização do “médico dos pobres”, José Gregorio Hernandez

há 20 horas

Papa Francisco: Patriarcado de Lisboa anuncia vigília de oração no Parque Eduardo VII

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.