Partilhar

Violência no namoro: GNR registou em 2024 mais de 1.500 crimes

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou no ano passado 1.592 crimes de violência no namoro, mais 95 do que em 2023, e realizou cerca de 250 ações de sensibilização em todo o território nacional.

14 Fevereiro 2025
Forever Young com Lusa

Os dados provisórios da Guarda, divulgados hoje para assinalar o Dia dos Namorados e para promover a campanha “Estamos cá para te ajudar”, indicam que durante o ano de 2024 foram registados 1.592 crimes e em 2023 tinham sido 1.497.

Em 2024, no âmbito desta temática, a GNR realizou cerca de 250 ações de sensibilização, que contaram com a participação de mais de 430 militares, tendo sido sensibilizados mais de 10.700 alunos.

A campanha “Estamos cá para te ajudar” visa “sensibilizar para a importância da eliminação de todas as formas de agressão em relações de namoro, especialmente entre os mais jovens, onde esses comportamentos são precoces, evitando a sua repetição no futuro”.

Com o objetivo de prevenir os comportamentos de risco, a GNR alerta os jovens para a não aceitação da violência, apelando e incentivando à denúncia de qualquer forma de agressão, seja psicológica ou física, incluindo ações que se enquadrem no ‘cyberbullying’ ou no ‘stalking’ digital.

A GNR lembra que “a violência no namoro manifesta-se através da violência psicológica e física, e o impacto desta violência em idades precoces, pode resultar na aceitação da mesma no futuro, comprometendo as vítimas, as suas famílias e a sociedade em geral”.

Também a Polícia de Segurança Pública (PSP), que tem em curso nas escolas a campanha de sensibilização “No Namoro Não Há Guerra”, divulgou que em cinco anos registou 9.923 denúncias por violência no namoro.

De acordo com a PSP, em 2019 foram recebidas 2.185 participações; em 2020, 2.051; em 2021, 2.215; em 2022, 2.109; e, em 2023, 1.363.

Igualmente, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) referiu hoje que em 2024 apoiou 1.023 vítimas de violência no namoro, 322 dos quais pediram ajuda enquanto ainda estavam na relação, sendo a maioria mulheres.

De acordo com os dados da APAV, 322 vítimas pediram ajuda enquanto ainda estavam na relação, 308 (92,8%) das quais estavam num relacionamento heterossexual e 18 (5,4%) em relacionamento homossexual.

DD (IB) // SB

Lusa/Fim

Direitos de autor: Denny Gruner | Dreamstime.com

Mais Recentes

Novo regulamento entra em vigor para melhorar disponibilidade de medicamentos

há 2 horas

Papa Francisco não tem febre e está estável: «Ficou comovido com mensagens de carinho», revela Vaticano

há 2 horas

Unidade hoteleira portuguesa está ente os Hotéis Históricos mais românticos do mundo em 2025

há 2 horas

Para ficar, literalmente, de boca aberta: estes são os alimentos com mais plásticos (e, por isso, menos saudáveis)

há 3 horas

«Arroz cor-de-rosa é mais nutritivo do que o normal», afirmam os cientistas

há 3 horas

Se está a pensar ter um animal de estimação, não compre: adote. Aproveite esta campanha e encontre o seu pet

há 3 horas

Óbito: Morreu o antigo nadador olímpico Fernando Madeira

há 3 horas

Amanhã não se esqueça do chapéu de chuva: mau tempo (e chuva) aproxima-se de Portugal

há 3 horas

«Estilo de vida contribui mais para um envelhecimento saudável do que os genes», diz estudo

há 4 horas

Tem bichos da prata em casa? Cuidado: pode ser um sinal de alerta

há 4 horas

Opinião: «Frio e chuva aumentam risco de doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba o que fazer», Tiago Magalhães, médico veterinário

há 4 horas

Cidade espanhola «considera levar Meghan Markle a tribunal». A causa: o logotipo da marca de luxo da duquesa apresenta «semelhanças impressionantes» com o brasão da localidade

há 5 horas

Banda desenhada de autor português premiada em Itália

há 5 horas

Google cria co-cientista de IA que colabora com cientistas biomédicos

há 5 horas

É aqui que estão sepultados os Papas: saiba por que Francisco quer quebrar a tradição (quando morrer)

há 5 horas

Funeral do Papa «está a ser preparado»: Guarda Suíça «em stand by para a morte do pontífice» após a noticia de que «talvez não sobreviva» à pneumonia

há 6 horas

Óbito: Morreu Jacqueline Sanders-van Maarsen, a melhor amiga de Anne Frank

há 6 horas

Prazo está a acabar: com a entrega do IRS a chegar não se esqueça de validar as faturas

há 6 horas

O alerta chega do lado de lá do Atlântico: «gripe das aves propaga-se a vacas e a veterinários»

há 6 horas

Pneumonia bilateral: especialistas explicam a condição que levou o Papa Francisco ao hospital

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.