<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Vírus do Papiloma Humano: «A vacinação contra o HPV é a estratégia central da prevenção», Hélder Pinheiro, infeciologista

Sandra M. Pinto

A 4 de março celebra-se o dia da consciencialização sobre o VPH (Vírus do Papiloma Humano, também vulgarmente conhecido na versão inglesa – HPV).

Este vírus é um potente carcinogéneo e que existe atualmente um conjunto de medidas custo-eficazes que, quando adequadamente implementadas, permitem prevenir a infeção pelo VPH, a sua progressão e, como resultado final, a diminuição da incidência e da mortalidade por cancro do colo do útero (CCU).

A infeção pelo HPV é responsável por mais de 90% dos CCU, 88% dos cancros do canal anal, 70% dos cancros da vagina, 50% dos cancros do pénis, 43% dos cancros da vulva e 26% dos cancros da orofaringe.

«A vacinação contra o HPV é a estratégia central na prevenção primária ao diminuir significativamente o risco de adquirir infeção», alerta Hélder Pinheiro, infeciologista no Hospital de Cascais e professor na Nova Medical School, com quem a Forever Young esteve à conversa.

Veja a entrevista aqui: