Muitas pessoas já passaram ou passam por momentos de desconforto por causa de zumbidos no ouvido. Ele é responsável por tirar a concentração das pessoas, atrapalhando o seu dia a dia. No entanto, um estudo recente realizado pelo Departamento de Fisiologia, Anatomia e Genética da Universidade de Oxford revelou que há uma ligação direta entre o zumbido no ouvido e o sono.
De acordo com o estudo, o zumbido pode interferir na capacidade de alcançar o sono profundo, também conhecido como sono de ondas lentas, que é crucial para a recuperação e a memória.
Quem sofre de zumbido frequentemente têm dificuldade em alcançar esse estágio do sono, resultando num sono mais leve e interrompido. O que pode explicar por que muitas pessoas com zumbido também experimentam distúrbios do sono e terrores noturnos com mais frequência.
Cerca de 15% da população mundial sofre com um zumbido no ouvido frequente. O distúrbio, inclusive, é apontado como o responsável por quadros de stress e depressão – também sendo associado à perda de audição.
Segundo o estudo da Universidade de Oxford, um dos estágios mais importantes do sono é o sono profundo. No entanto, o sono mais profundo não alcança sempre todas as áreas do cérebro, visto que algumas estão em hiperatividade.