Partilhar

25 Abril/50 anos: Filme vai contar história dos que morreram na revolução

A rodagem começou no final de agosto e estende-se por outubro em espaços interiores e exteriores de Lisboa.

9 Outubro 2023
Forever Young

A história das pessoas que morreram na revolução de 25 de Abril de 1974 está a ser transposta para cinema, no filme “Revolução (sem) sangue”, de Rui Pedro Sousa, cuja rodagem termina este mês, avança a Lusa.

“Revolução (sem) sangue” é uma longa-metragem de ficção que quer “mostrar aos espectadores como foi a revolução na perspetiva do povo”, contando a história verídica de cinco pessoas que morreram a 25 de Abril de 1974, explicou o realizador Rui Pedro Sousa em entrevista à agência Lusa.

“O nosso filme mostra como a nossa revolução foi importantíssima e determinante, mas também conta aquela parte de, caramba, mesmo assim houve cinco jovens que tinham muitos sonhos programados que viram esses sonhos terminados”, disse.

As cinco pessoas retratadas são Fernando Giesteira, João Arruda, Fernando Reis e José Barneto, que tinham entre 18 e 38 anos e que morreram alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, sede daquela polícia política do Estado Novo.

A eles junta-se ainda António Lage, funcionário da PIDE/DGS, que foi baleado por um militar.

O filme é uma ficção ancorada na recolha de informações dadas por familiares, por intervenientes do 25 de Abril de 1974, pelos historiadores António Araújo e Irene Pimentel e pelos jornalistas Fábio Monteiro e Jacinto Godinho, refere a produtora Filmesdamente.

No retrato das cinco vítimas, a produção contou com o apoio e o consentimento da maioria das famílias, exceto dos herdeiros de José Barneto, por falta de consenso entre familiares, o que limitou a abordagem à vida deste homem, explicou o realizador.

Ainda assim, Rui Pedro Sousa reconheceu que “estas famílias estão todas muito agradecidas por se fazer o projeto”, porque resgata a memória daqueles que morreram.

“Mas o que me deixou mais intrigado é que nunca se fala dessas cinco pessoas. Há uma placa na Rua António Maria Cardoso, nem sequer foi posta pelo Governo, foi posta por pessoas desconhecidas, mas mesmo assim dois dos nomes dos que morreram estão errados”, recordou.

Sobre o ângulo de abordagem do filme, o realizador deu como exemplo as filmagens feitas no Largo do Carmo, para recriar um dos momentos significativos da revolução, com a rendição do então primeiro-ministro Marcello Caetano.

“Quando filmámos no Carmo, a câmara nunca chega a estar junto do [capitão] Salgueiro Maia e dos militares; fica sempre junto das personagens do povo, que estavam lá longe a ver. […] É mostrar a revolução na perspetiva destas pessoas, que não se conheciam de todo e acabam por estar no sítio errado, à hora errada”, disse.

Segundo Rui Pedro Sousa, o arco temporal da narrativa é entre 23 e 30 de abril de 1974, mas o ponto central é o tiroteio no dia da revolução.

“Basicamente estamos a mostrar as pessoas a viverem as suas vidas normais numa ditadura. Um era um ativista muito forte e por detrás de coisa clandestinas [por exemplo]. Morrem por uma liberdade que não chegaram a conhecer, mas que foi importante para todos nós”, justificou o realizador.

O filme, que teve apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual é protagonizado por Rafael Paes, Lucas Dutra, Diogo Fernandes e Manuel Nabais, entre outros.

A rodagem começou no final de agosto e estende-se por outubro em espaços interiores e exteriores de Lisboa.

A estreia de “Revolução (sem) sangue”, primeira longa-metragem de Rui Pedro Sousa, de 37 anos, está prevista para o dia 25 de abril de 2024.

Mais Recentes

O verão está a terminar mas saiba que pode manter o seu belo bronzeado mais tempo com a ajuda deste alimento

há 15 minutos

“Consumir de preferência até” e “prazo de validade” dos alimentos não são a mesma coisa: esclareça aqui os dois conceitos e não seja engando

há 39 minutos

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 17 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 17 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 17 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 18 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 18 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 18 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 18 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 19 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 19 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 19 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 20 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 20 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 20 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 20 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 20 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 20 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 20 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.