4 (bons) vícios que podem melhorar o seu bem-estar

Quem disse que os vícios têm que ser sempre negativos? Saiba como acrescentar valor à sua vida com estas dicas.

Vamos ser sinceros: os vícios têm uma má reputação. Estes são habitualmente comportamentos ou compulsões que procuramos esconder dos outros, que nos causam danos ou que colocam em causa a nossa vida. No entanto existem alguns vícios que podem contribuir positivamente para as nossas vidas.

Aqui obviamente não estamos a falar de drogas ou do álcool. Falamos sim de alguns tipos de compulsões, obsessões ou comportamentos que nos fazem igualmente sentir “picos” de prazer, mas que trazem consigo alguns importantes benefícios para a sua saúde.

No fundo o que muitas pessoas procuram com os seus vícios é obter doses altas de dopamina. Este é um potente químico cerebral que nos faz sentir bem e que ajuda a promover um efeito analgésico em todo o corpo.

Os vícios mais negativos – como o consumo descontrolado de fast food, de drogas ou tabaco – conseguem atingir estes níveis de dopamina, mas acarretam como custo uma série de problemas de saúde e sociais. Aquilo que acaba por perder é sempre maior do que as curtas sensações de prazer que pode receber.

Felizmente existem alguns vícios positivos que conseguem atingir estes “picos” sem lhe causar nenhum dano. Como se sente quando faz uma venda? Quando melhora a sua habilidade de tocar um instrumento e se torna um mestre? Como se sente quando consegue melhor o seu tempo de corrida? Estes são apenas alguns exemplos de situações que nos fazem sentir entusiasmados e excitados, sem colocar em causa o nosso bem-estar.

Todos os impulsos descontrolados, todos vícios (positivos e negativos) e adições têm, no entanto, o potencial para se tornarem perigosos. É importante estabelecer um equilibro e não ficar absolutamente refém deste tipo de compulsões para se sentir bem. Desde que não exagere muito, estes são 4 bons vícios que pode adotar na sua vida.

1. Tornar-se um pro na sua carreira profissional

Desenvolver e maximizar os seus skills é um longo processo que demora tempo, mentoria e que exige muito trabalho. Pode parecer um objetivo complicado de atingir, mas esta é uma jornada que pode adicionar um proposito maior à sua vida.

Tornar-se viciado em ser excelente na sua profissão pode gerar muitos benefícios. A energia que irá dedicar neste processo irá gerar inúmeras coisa positivas, não só em termos financeiros, mas também em termos da sua sensação de gratificação e propósito.

No nosso trabalho temos sempre diversas tarefas que têm que ser concluídas, objetivos que têm que ser atingidos. Sempre que somos bem-sucedidos e conseguimos concretizar estas missões sentimo-nos bem. Registamos um pico de dopamina.

Independentemente da sua área ou ramo de atividade comprometa-se com a excelência, com a melhor entrega possível. Os seus colegas e chefes vão reconhecer isso e, mais importante, vai começar a sentir-se mais confiante e importante.

2. Poupar dinheiro e tomar decisões financeiras inteligentes

O dinheiro é um dos aspetos mais complicados das nossas vidas. Este é um recurso que alimenta literalmente as nossas vidas. Gostemos ou não desta ideia, a verdade é que o dinheiro é um elemento fundamental na nossa existência.

Sempre que depositamos um cheque sentimo-nos bem. Sempre que vemos números altos na nossa conta bancária sentimos algum tipo de prazer. Ir buscar as suas doses de dopamina a este tipo de exemplos pode ser bastante positivo. Poupar mais e investir melhor pode tornar-se facilmente num vicio que promete assegurar uma maior estabilidade financeira.

Levar o dinheiro a sério é a levar-se a si mesmo e ao seu futuro a sério.

3. Exercite o seu corpo e mente

Obter doses de dopamina através do exercício físico terá como principal efeito secundário transformar positivamente o seu corpo e estado de saúde. No entanto para além desta questão física, o exercício é também ótimo para a sua mente e estado emocional. Este hábito irá fazer com que se sinta mais confiante e poderoso.

Uma mente mais forte irá torná-lo mais resistente a qualquer tipo de obstáculo na sua vida. A resistência que aprendeu a ganhar no ginásio irá ser importante sempre que entrar em estados emocionais mais negativos ou ansiosos.

Ir medindo a sua evolução e conquistando novos objetivos pode transformar-se num vício que vai estimular o seu espirito mais competitivo ao mesmo tempo que estimula o seu orgulho próprio.

4. Ter uma dieta e estilo-de-vida saudável

A maior parte das pessoas são viciadas em coisas – tais como o açúcar ou tabaco – que destroem a sua saúde. Não seria ótimo ficar viciado em algo que o fizesse ficar mais saudável?

Interrompa os seus hábitos alimentares mais negativos e apaixone-se por todos os alimentos, smothies e suplementos que podem melhorar a sua dieta. Experimente várias rotinas e soluções, até encontrar um regime alimentar que sirva as suas necessidades.

Cozinhe as suas próprias refeições saudáveis e torne-se viciado em descobrir novas receitas. Saber que está a fazer as melhores escolhas para cuidar corretamente do seu organismo irá fazer com que se sinta extremamente realizado. Irá sentir um enorme prazer ao perceber que está a tomar controlo sobre a sua vida e que está a seguir um rumo ideal.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...