Depois dos 50, a necessidade de aproveitar melhor o tempo torna-se mais clara. A partir desta idade temos tendência a concentrarmo-nos mais naquilo que realmente traz valor à nossa vida. Seja o nosso trabalho ou a nossa família, a verdade é que procuramos focar-nos mais nos aspetos positivos e gratificantes que nos rodeiam.
Se é certo que o nosso tempo passa a estar mais dedicado a estas coisas, também é verdade que não devemos nunca descurar a importância de continuarmos o nosso desenvolvimento pessoal e de dedicarmos tempo a experimentar coisas novas que acrescentem valor à nossa vida.
Felizmente existem inúmeras atividade a que se pode dedicar e que na maioria dos casos não vão “pesar na sua carteira”. Conheça algumas destas sugestões.
- Inscrever-se num curso online
Existe uma enorme oferta de cursos online dedicados a diversas temáticas, desde à aprendizagem de idiomas até à aprendizagem de instrumentos musicais. Grande parte destes são muitas vezes até criados por instituições de formação ou universidades de referência. Esta é uma excelente forma de manter a sua mente ativa e de continuar sempre a aprender coisas novas.
- Começar um blog
Se tem alguma paixão ou algo que gostaria de partilhar com o Mundo, então o blog pode ser um bom instrumento para se dedicar a esse tema. Sobretudo se gosta de escrever, este será um exercício extremamente gratificante que o irá obrigar a manter-se criativo e conectado com a comunidade online. Plataformas como o Blogspot ou WordPress permitem que crie blogs gratuitamente.
- Dedicar-se à fotografia
Mesmo que não seja especialmente talentoso nesta área ou não possuía um elevado sentido estético, a verdade é que a fotografia pode ser uma área que traz muita coisa positiva à sua vida. Para além de ser uma ótima “desculpa” para ir viajar e conhecer locais novos, a simples decisão de sair de casa com uma máquina fotográfica e andar pela sua cidade pode ser extremamente entusiasmante. Vai ver que estará atento a muitos novos detalhes e acabará por descobrir “tesouros” fascinantes.
- Criar uma horta
Se tem um jardim ou pátio à sua disposição, então saiba que cultivar vegetais e frutas pode-se transformar num fantástico e estimulante hobby. Para além de permitir que poupe algum dinheiro no supermercado, estas culturas vão também possibilitar que tenha sempre à sua disposição produtos alimentares frescos que irão complementar os seus cozinhados.
- Fazer voluntariado
Este é um passo essencial que pode transformar positivamente tanto a sua vida como a vida de muitas outras pessoas. Ao invés de investir dinheiro, o seu tempo pessoal pode ser por vezes um bem bastante mais precioso. Visite diversas ONG`s e associações locais de forma a que possa conhecer vários projetos e perceba quais são aqueles mais relevantes para si, a que deseja dedicar mais do seu tempo. Esta é uma excelente forma de socializar com novas pessoas e de se sentir próximo da sua comunidade.