“No pain no gain”.
Esta é uma expressão popular que está na mente de muitas pessoas. No entanto pode torna-se algo perigosa, pois leva-nos a acreditar que é necessário levar constantemente o corpo ao limite para conseguirmos obter bons resultados.
Nesta busca pelo corpo perfeito e por um melhor estado de saúde esquecemo-nos frequentemente da importância do descanso. Sendo óbvio que é fundamental exercitar o nosso corpo e manter um regime bastante ativo de exercício físico; é também fundamental definir períodos de descanso que permitam que o corpo recupere nos intervalos.
A recuperação dos músculos e células é absolutamente determinante para que o seu corpo possa começar a demonstrar os resultados que tanto espera. Por isso, para além de se ir mantendo ativo durante as próximas semanas não se esqueça igualmente de descansar, seguindo algumas destas estratégias e métodos mais populares.
- Descanso Ativo
Esta é uma expressão frequentemente utilizada no mundo do atletismo. No fundo significa adotar uma atividade menos intensa – do que levantar pesos ou aulas de spin, por exemplo – nos seus intervalos entre treinos. Isto significa ir dar uma volta, caminhar um pouco ou ir nadar suavemente na piscina.
Manter um regime constante de treino intenso não será ideal. É importante que consiga variar e possa também praticar algum tipo de exercício mais leve que possibilite a recuperação do seu corpo.
- Descanso “verdadeiro”
Alguns acreditam que não é bom interromper um regime de exercício físico para não fazer “nada”. No entanto muitos investigadores parecem acreditar que uma verdadeira e esporádica interrupção da atividade física mais intensa pode ser importante para o seu estado geral de bem-estar. Permitindo não só recuperar o corpo como também a mente. Leia um livro ou aproveite para experimentar meditar
- Reabastecer e recuperar
Sobretudo nas horas seguintes a um treino intenso, é importante que se alimente bem e que recupere alguns dos nutrientes essenciais para o seu bem-estar. Isto inclui consumir alimentos como frutas, papas de aveia, batata doce, cereais integrais, etc.
A hidratação é igualmente fundamental neste processo. Ingerir bastante água irá permitir remover algumas toxinas do seu corpo e dar uma energia renovada às suas células musculares.
- Descanso Restaurador
Uma forma alternativa de recuperação passa pela utilização de certos equipamentos que favorecem não só a restauração do tecido muscular como também um conjunto de outras coisas. Utilizar rolos de espuma e bolas médicas após um treino favorece a biomecânica do nosso organismo, permitindo trabalhar a nossa flexibilidade, agilidade e equilíbrio.
Estes tipos de exercícios e tratamentos ajudam a melhorar a circulação sanguínea, podendo ser até usados em diferentes tipos de fisioterapia e massagens.
- Descanso e recuperação dos pés
Já ouviu falar de sapatos de recuperação? Esta é uma tendência do segmento de calçado mais confortável que procura responder as necessidades que surgem após os treinos mais intenso. Caso tenham “sofrido” um maior impacto é importante que os pés consigam descansar da melhor forma, evitando quaisquer tipos de lesões, bolhas ou calos. Marcas como a Hoka One One têm vindo a diversificar a sua oferta de ténis e sandálias “pós-treino”, oferecendo soluções mais confortáveis, com maior amortecimento, que possibilitam uma recuperação ideal.