5 formas de reforçar o sistema imunitário

Saiba como reforçar o seu sistema imunitário para um outono e inverno cheios de saúde.

O sistema imunitário é um mecanismo de defesa do corpo contra doenças e infeções. Trata- se de um conjunto de células, tecidos, proteínas e órgãos que protegem o corpo de microrganismos nocivos, bloqueando a sua entrada e destruindo aqueles que, mesmo assim, conseguem entrar. Aqui ficam alguns conselhos simples para tornar o sistema imunitário mais eficiente.

 

1. Atualize as suas vacinas

Uma das formas mais eficazes de imunizar o corpo contra algumas doenças é a vacinação, e isto aplica-se não só às crianças, mas também aos adultos.

Algumas vacinas precisam de reforços regulares, como a vacina contra o tétano, que deve ser administrada a cada 10 anos, e a da gripe, que é atualizada todos os anos.

 

2. Faça exercício físico

De novo o exercício físico. De facto, manter-se ativo é essencial para muitos aspetos da saúde, e também para o reforço do sistema imunitário.

Diversos estudos indicam que quem pratica exercício físico regularmente sofre menos de constipações e gripes. Adicionalmente, tomar um complemento de vitamina C ajuda a evitar lesões oxidativas nas células.

 

3. Passe tempo com quem mais gosta

Não será o conselho mais óbvio num artigo sobre o reforço do sistema imunitário, mas a verdade é que existem investigações que indicam que quem tem redes sociais ativas com familiares, amigos e colegas de trabalho vive por mais tempo e recupera de doenças de forma mais célere.

Esta associação do suporte social ao sistema imunitário pode ser explicada com a forma como o corpo lida com o stress que, como é sabido, pode ser reduzido através da participação em círculos sociais.

 

4. Tenha um sono regular

Existem vários estudos com evidências de que o sistema imunitário se regenera durante o sono.

Dormir de forma continuada durante sete ou oito horas permite ao sistema imunitário preparar o corpo para o dia seguinte. Assim, durma sempre o número de horas suficiente e com horas de deitar e acordar consistentes.

 

5. Foco na nutrição

Aquilo que come é decisivo para fortalecer o sistema imunitário. Além de uma boa higiene diária, o corpo precisa de uma nutrição regular e equilibrada de vitaminas e minerais. E é sempre melhor que estes nutrientes venham de alimentos naturais, mas, se for necessário, pode recorrer a suplementos alimentares. As vitaminas e minerais essenciais para manter um sistema imunitário saudável são as vitaminas A, B6, C, D e E e o ferro, o selénio, o zinco e o folato.

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...