5 formas de transformar uma má situação em algo melhor

Estas dicas prometem assegurar que mantém uma mentalidade flexível, capaz de se focar nos aspetos mais positivos. Saiba como deve ganhar uma nova perspetiva.

Coisas más acontecem a toda a hora. É inevitável. Seja um pequeno inconveniente ou um acontecimento mais sério e dramático, a verdade é que somos constantemente obrigados a lidar com situações desafiantes.

A forma como gerimos estes acontecimentos marca a diferença entre um sofrimento temporário ou uma miséria total. Ao longo da nossa vida devemos ir seguindo estratégias que nos ajudem a ganhar sempre uma perspetiva e mindset mais saudável.

Eis algumas das dicas que podem ajudar a ultrapassar um qualquer momento mais negativo.

 

  1. Expanda o seu horizonte temporal

Independentemente do que possa ter acontecido, o mais provável é que os seus efeitos mais negativos não durem para sempre. Nesse sentido devemos sempre lembrar-nos desta realidade. Pense no futuro e no facto de que este momento mais negativo irá mais tarde dissipar-se.

 

  1. Concentre-se nas suas capacidades

Nestes momentos devemos sempre procurar focar-nos em tudo aquilo que podemos realmente controlar. A nossa energia deve ser aplicada no encontrar de soluções para o nosso problema que possamos identificar. Existe muito que podemos fazer para aligeirar uma determinada situação. Todos os outros fatores externos, que fujam ao seu controlo, devem ser menos considerados, de forma a proteger o seu bem-estar.

 

  1. Reduzir expectativas

Esta é uma estratégia útil para evitar frustrações. É natural que existam algumas coisas que não deseja de todo experienciar. Certos eventos ou ocasiões que prevê poderem ser fonte de aborrecimento ou ansiedade. No entanto deve ser capaz de, quando o momento chegar, se manter disponível para ser positivamente surpreendido. Espere o pior, reduza as expectativas, mas deixe-se surpreender pelo inesperado.

 

  1. Faça o mínimo

Quando as circunstâncias não são as melhores, quando não se sente particularmente bem ou estável, é importante compreender isso mesmo. Nestes casos deve procurar fazer o mínimo para “sobreviver” a um qualquer momento mais negativo. Este deve ser o seu foco. Não procure impressionar alguém ou fazer algo incrível. Tente apenas estabilizar o seu estado emocional e agir em conformidade.

 

  1. Procure sempre identificar os elementos positivos

Em praticamente todas as situações, sejam elas mais ou menos negativas, é possível encontrar algo que nos faça sentir uma maior gratidão. Uma boa estratégia para lidar com os momentos mais difíceis passa por tentar contextualizá-los dentro de um paradigma maior. Quando algo de mau acontece é saudável pensar que poderia ter sido pior. Ou que se o timming fosse diferente ou se os intervenientes outros, então as consequências seriam ainda mais catastróficas. Este tipo de mentalidade irá ajudar a aliviar o seu sofrimento.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...