5 formas eficazes de se tornar num melhor condutor

Estas são algumas das dicas que vão conseguir aumentar a segurança das suas viagens.

É natural que conduza já há muitos anos, desde o momento inicial em que tirou a carta na sua juventude. Sendo certo que essa experiência acumulada pode ser uma vantagem, a verdade é que este tempo passado atrás do volante pode também ter gerado alguns maus hábitos.

Numa altura em que pode começar a sentir que alguns dos seus skills de condução podem começar a ser afetados, é fundamental avaliar de que forma poderá conduzir com uma maior segurança. Por vezes bastam algumas simples correções para melhorar a sua condução.

Eis algumas das coisas que deve fazer para promover uma maior segurança atrás do volante.

 

  1. Posição de condução

É provável que conduza o seu carro da mesma forma há tanto tempo que nem se apercebe dos erros que pode estar a cometer. A forma como se senta, a distância e elevação do assento podem fazer toda a diferença. Procure perceber se está a uma distância apropriada do volante e dos pedais. Confirme igualmente o posicionamento dos retrovisores.

 

  1. Mantenha o seu corpo ativo e saudável

Apesar de estar sentado, a verdade é que conduzir pode ser uma atividade bastante cansativa. É fundamental que procure manter o seu corpo saudável e ativo para garantir que não perde as suas capacidades cognitivas e motoras. Deverá seguir diariamente uma rotina que privilegie um mínimo de 30 minutos de exercício físico. De resto este tipo de atividade pode ainda estimular a sua flexibilidade e capacidade de reação – tudo coisas importantes para garantir a segurança de condução.

 

  1. Elimine o multitasking

O facto de conduzir já há tanto tempo pode transmitir uma falsa sensação de segurança. Acredita que já não precisa de estar absolutamente concentrado nesta atividade e que pode tranquilamente preocupar-se com o seu telemóvel, música ou com outras conversas. A verdade é que a partir de uma certa idade, os condutores perdem alguma agilidade e capacidade de fazer multitasking, nomeadamente devido a uma normal ligeira perda de capacidade visual. Deve estar ciente deste facto e manter a sua concentração exclusivamente no ato de condução.

 

  1. Procure conhecer melhor o seu veículo

A tecnologia nos carros evoluiu tremendamente nos últimos anos. É assim natural que os condutores mais envelhecidos possam não compreender tão bem todas as novas funcionalidades do seu veículo. É importante que dedique algum do seu tempo a estudar bem o funcionamento do seu carro, percebendo todas as funcionalidades que o podem ajudar a conduzir melhor e de uma forma mais segura.

 

  1. Aumente a distância entre carros

Por último, esta é sem dúvida a recomendação mais eficaz para promover uma maior segurança rodoviária. Sobretudo quando temos em conta que o tempo médio de reação de um condutor mais envelhecido tende a piorar com tempo. Procure sempre garantir que a parte frontal do seu carro se mantém a uma distância de segurança do veículo da frente.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...