5 remédios caseiros (e eficazes) para curar uma constipação

Apesar de toda a conjuntura atual continuam a existir outro tipo de doenças infeciosas que merecem a sua atenção.

Atualmente a pandemia provocada pela Covid-19 domina todo o espaço noticioso. A preocupação social relativa a este perigoso vírus é enorme. No entanto, apesar de toda a sua importância e urgência, a verdade é que continuam a existir outro tipo de problemas de saúde que afetam a nossa população.

A constipação é um exemplo clássico de um problema bem menos grave que irá certamente continuar a afetar-nos sobretudo nos meses de inverno. Nestes casos é habitual o uso de medicação para suavizar alguns dos principais sintomas mais desagradáveis.

[Leia também: Gripe vs Constipação: Sabe quais são as diferenças?]

Dado que não é possível simplesmente curar este tipo de vírus de um dia para o outro, o mais importante é mesmo ser paciente e suavizar os sintomas. Para este efeito muitas vezes nem é necessário qualquer tipo de medicação.

O melhor que podemos fazer para controlar uma constipação é fortalecer o nosso sistema imunitário ao longo de todo o processo. Neste sentido o mais provável é que tenha já na sua dispensa alguns dos produtos e alimentos que mais irão ajudar.

Eis 5 remédios naturais e caseiros para curar uma constipação simples.

 

  1. Óleos essenciais

Muito se fala sobre este tipo de óleos e por boa razão. Sendo certo que a sua evidência cientifica nem sempre é clara, os efeitos e benefícios destes tipos de produtos parecem ser bastante eficazes no tratamento de certas condições médicas. São particularmente úteis no descongestionamento nasal e oral. Eucalipto, tomilho ou fazenda deverão fazer parte das suas escolhas.

 

  1. Mel

É uma recomendação clássica das mães e avós: beber um pouco de água quente misturada com limão e mel. A verdade é que esta simples bebida é muito eficaz para suavizar uma garganta irritada. Inclusive muitos estudos científicos têm vindo a comprovar os benefícios do mel.

 

  1. Extrato de Sabugueiro

Mais recentemente muito se têm ouvido dizer sobre a forma como o sabugueiro pode ser utilizado no tratamento de inúmeros sintomas gripais. Em particular, o extrato desta árvore contém um conjunto de poderosos antioxidantes capazes de estimular o sistema imunitário. Este produto pode ser consumido de diversas formas, seja em xaropes ou até em gomas.

 

  1. Leite Dourado

Com origem na Índia esta bebida não tão conhecida é igualmente uma excelente opção para combater os principais efeitos desagradáveis de uma constipação. Tudo o que é necessário é que aqueça um pouco de leite e misture com cúrcuma (ou açafrão-da-terra). Esta bebida, repleta de curcumina, pode ajudar a minimizar o risco de inúmeras doenças através do seu efeito anti-inflamatório e antioxidante. Para além destes importantes benefícios é também deliciosa.

 

  1. Vapor quente

Parece simples, é verdade, no entanto poucas coisas são melhores para descongestionar o seu sistema respiratório do que inalar vapor quente. Tudo o que necessita é de ferver um pouco de água e colocar numa tigela. Use uma toalha para cobrir a sua cabeça e impedir evaporação. Depois basta que inspire e expire de forma profunda durante alguns minutos. O efeito é imediato e extremamente relaxante.

 

 

[Leia também: Preparado para as constipações? Conheça 8 sinais (subtis) a que deve tomar atenção]

 

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...