5 sinais (surpreendentes) da doença de Alzheimer

Um diagnóstico antecipado pode fazer toda a diferença. Esteja atento a estes sintomas.

Em média, a idade dos pacientes de Alzheimer anda em redor dos 70 e muitos anos. Ao contrário do que se apresenta no filme “O Meu Nome é Alice” (protagonizado em 2015 por Julianne Moore), na maioria dos casos os sintomas e problemas só surgem numa idade mais avançada (após os 65).

No entanto existem, tal como exibido no filme, exceções à regra. De acordo com Dr. George Perry (dean da University of Texas San Antonio), existem alguns casos mais raros e invulgares de Alzheimer precoce que podem afetar a população. Só nos EUA estima-se que sejam cerca de 200 000 as pessoas afetadas.

Em geral, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde a cada 3 segundos é detetado um novo caso de demência no Mundo. No total são afetados mais de 47,5 milhões de pessoas, sendo que o Alzheimer representa 60-70% dos casos.

Mas afinal quais são os sintomas a que devemos estar atentos? Eis alguns identificados pelo portal Considerable que curiosamente nada tem que ver com problemas de memória.

  1. Roubos ou infrações da lei

Qualquer tipo de súbita alteração de comportamento é preocupante. Uma maior tendência para realizar atos criminosos pode estar relacionada com o surgimento de uma demência localizada no lobo frontal temporal. Tudo aquilo que afete a capacidade cognitiva de uma pessoa (como é exemplo o Alzheimer) pode gerar uma maior incapacidade de entender o que está certo ou errado.

  1. Quedas frequentes

Alguns estudos parecem sugerir que existe uma ligação entre o equilíbrio do corpo humano e a doença de Alzheimer. Ao analisarem as imagens dos exames cerebrais de certos pacientes com uma maior tendência para quedas, os investigadores perceberam existir uma maior probabilidade de estes terem também sinais iniciais do surgimento de Alzheimer. Caso note que começa a sentir-se subitamente mais desequilibrado consulte o seu médico.

  1. Incapacidade de perceber sarcasmo

A dificuldade em reconhecer quando alguém está a dizer algo em tom de brincadeira ou a tendência para entender todas as afirmações de uma forma extremamente literal podem ser sinais de que o cérebro está algo atrofiado. É obvio que estes tipos de desentendimentos podem acontecer de vez em quando, é normal. No entanto se começar a perceber que esta situação está a acontecer de uma forma consistente, deve analisar melhor o problema.

Os pacientes de Alzheimer são conhecidos por ter dificuldades em entender sarcasmo, muito por culpa dos danos cerebrais que afetam a zona posterior do hipocampo

  1. Deixar de entender a função de certos objetos

O facto de não se lembrar onde colocou as chaves de casa não é particularmente preocupante. Em alternativa, caso se esqueça para que ser serve uma chave então isso pode ser um sinal grave de que algo não está certo com o seu cérebro.

Deixar, por exemplo, de saber onde se deve colocar pratos sujos ou em que mão se deve utilizar certos talheres podem ser tudo sinais de que está a desenvolver uma demência ou Alzheimer.

  1. Depressão

Caso ao longo da sua vida uma pessoa nunca tenha tido tendência para sofrer com quaisquer tipos de sintomas depressivos e subitamente, depois dos 50, comece a apresentar graves fragilidades emocionais e um excesso de negativismo, então isto pode ser um sinal de Alzheimer.

Os especialistas alertam ainda para o facto de uma depressão clínica não tratada a tempo poder contribuir para o surgimento de Alzheimer mais tarde na vida. Certas hormonas libertadas ao longo dos estados depressivos podem causar danos irreversíveis em determinadas áreas do cérebro.

Ler Mais