5 tópicos que deve (mesmo) evitar ao conversar com a sua nora

Não crie tensões desnecessárias. Por vezes o melhor é mesmo “fugir” de certos temas mais sensíveis.

Para qualquer mãe, ver um filho tornar-se adulto e independente é sempre uma transição que nos traz sensações algo contraditórias. Por um lado, ficamos felizes por vermos que educamos bem um ser humano que agora se torna responsável; por outro lado, sentimos alguma tristeza por saber que nunca mais estaremos tão perto da vida dos nossos filhos.

Especialmente quando os nossos filhos conhecem pessoas especiais e começam a formar as suas próprias famílias estes tipos de sentimentos e preocupações apenas tendem a aumentar. Sobretudo neste momento a mãe deixa de ser a prioridade do seu filho, deixa de ser a pessoa mais importante das suas vidas.

[Leia também: As coisas que deve evitar (a todo o custo) dizer aos seus netos]

Este é um processo algo complexo que exige um ajuste grande por parte da mãe. Procurar continuar a ter o mesmo tipo de influência na vida de um filho após este formar a sua própria família não é certamente a melhor estratégia. Estar constantemente a intrometer-se nos assuntos da vida do novo casal ou dar a sua opinião sobre todo o tipo de decisões que estes tomam, é sem dúvida uma receita desastrosa que apenas irá afastar mais o seu filho – e nora – da sua vida.

Se pretende continuar a ter uma relação saudável com o seu filho é importante que construa uma boa relação com a sua nora. Não precisam de ser as melhores amigas, no entanto é fundamental que consiga sedimentar uma relação de respeito, sem tensões desnecessárias.

Eis algumas dicas que deve seguir e tópicos sensíveis que deve evitar nas suas conversas.

1. Não fale sobre as regras a aplicar às crianças

Se a sua nora lhe pede para seguir uma determinada regra ou para não ter uma determinada atitude quando está com o seu neto, o melhor é respeitar os seus desejos. Não deve nunca tentar questionar as regras que o casal cria para educar as crianças. Respeite as decisões deles. O papel dos avós deve ser apoiar o desenvolvimento da criança e não definir regras ou caminhos a seguir.

2. Não fale sobre as escolas

Bom talvez você tenha uma ideia de uma escola óptima que acredita seria a ideal para o seu neto. Ou se calhar acredita bem mais no ensino público do que no privado. Apesar das suas opiniões, não deve criticar as escolhas que a sua nora faça. Provavelmente ela terá ideias diferentes das suas e quererá avançar numa outra direção, no que diz respeito à educação da criança. Decidir uma escola é algo muito importante, no entanto esta é uma decisão que apenas o seu filho e a sua nora podem tomar.

3. Não fale sobre gastos de dinheiro

Isto é algo fundamental. Não deve nunca criticar a forma como a sua nora gere dinheiro ou questionar as compras que esta faz. O dinheiro é dela e como tal ninguém deve ter que opinar sobre as escolhas que ela faz. A verdade é que todos por vezes gastamos dinheiro em coisas desnecessárias, em excessos que não fazem muito sentido. Não interfira na vida financeira do casal.

4. Não fale excessivamente sobre visitar os seus netos

É certo que para as crianças é ótimo passar tempo com os avós. Isto é algo que poderá ser muito benéfico para o seu desenvolvimento. É também certo que provavelmente tem vontade de passar o máximo de tempo com as crianças. Cuidar delas, levá-las a passear, ao zoo, etc. No entanto é importante que não imponha excessivamente a sua vontade. Em alguns casos, o seu filho e a sua nora podem adorar que esteja o máximo de tempo presente; em outros casos podem preferir ter mais espaço, e mais privacidade. Respeite a vontade deles e ofereça a sua inteira disponibilidade para cuidar das crianças sempre que necessário.

[Leia também: Os avós podem exigir visitar os netos (mesmo que os pais não queiram)?]

5. Não fale sobre o peso da sua nora

Isto nem deveria ser necessário dizer. Evite ao máximo qualquer tipo de comentários – sejam eles mais diretos ou mais indiretos – sobre o peso da sua nora. Se achar que ela está um pouco mais gorda ou excessivamente magra, “guarde” esse pensamento para si. Não ofereça inscrições em ginásios ou idas ao nutricionista. Se forem juntas às compras evite dizer que as roupas não a estão a favorecer. O melhor é mesmo não dizer nada sobre este tema.

Ler Mais