É igualmente importante saber o que não fazer: seis coisas que as pessoas emocionalmente inteligentes preferem evitar.
1. Pessoas negativas
Indivíduos com altos níveis de inteligência emocional evitam pessoas negativas como se fossem uma praga. Guardar continuamente as frustrações pode ter impactos negativos na saúde mental e física. Mas, há uma diferença entre expressar as emoções e reclamar constantemente.
As pessoas com bons níveis de inteligência emocional entendem que a negatividade drena energia. A energia é limitada, e precisa ser direcionada para o que é importante.
2. Comparação
A base da inteligência emocional é a autoconsciência. As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que, se estiverem felizes e satisfeitas com a vida, não têm necessidade de se comparar com os outros.
3. Fixação em fracassos do passado
Estão cientes de que o sucesso, em qualquer esfera, não é uma linha reta. Aceitam que os percalços são o preço a pagar para atingir as metas.
4. Limites ultrapassados
As pessoas emocionalmente inteligentes têm limites e são capazes de deixá-los claros para os outros. Elas preservam esses limites e avisam quando estão a ser ultrapassados.
5. Dizer sim com muita frequência
As pessoas que concordam em fazer o que não querem geralmente sentem-se frustradas consigo mesmas. Quem tem bom nível de inteligência emocional evita essas situações difíceis, não se comprometendo com algo que não deseja fazer.
6. Saudosismo
As pessoas emocionalmente inteligentes pensam no futuro, estabelecem novas metas e procuram novas maneiras de trazer mais alegria e significado para as suas vidas.