Partilhar

Conheça 6 dicas para proteger a sua casa e, já agora, a sua carteira neste inverno

Aplique-as e poupe alguns euros.

4 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

As questões ambientais e energéticas estão no topo das preocupações aquando da preparação das casas para o inverno, por isso a Taskrabbit apresenta seis dicas essenciais para tornar a sua casa mais confortável nos próximos meses, sem prejudicar o seu bolso.

1. Casas inteligentes
Reduzir o consumo de energia utilizada em casa é uma das principais preocupações dos portugueses, tanto que, de acordo com os resultados estatísticos recolhidos pela Taskrabbit, a procura na plataforma por “eficiência energética” aumentou 800%, o que demonstra uma maior sensibilização, especialmente durante os meses de inverno, quando a conta de energia pode ser maior. Entre os dispositivos que podem ser utilizados, destaca-se a lâmpada inteligente, que pode ser conectada à rede Wi-Fi e, assim, ser controlada pelo telemóvel; e o termostato inteligente, que tem o mesmo objetivo da lâmpada e, portanto, oferece a possibilidade de ligar ou desligar os sistemas de aquecimento e refrigeração de qualquer lugar a partir do dispositivo móvel.

2. Preenchimento de paredes
As paredes das casas são umas das principais responsáveis pelas perdas de calor para o exterior, e é por isso importante que se coloquem elementos que funcionem como protetores e isoladores de calor, como por exemplo quadros ou espelhos. Outra opção pode ser pintar as paredes com tons mais quentes ou colocar um papel de parede, estas opções vão ajudar a acumular o calor na casa.

3. Isolar janelas e portas
O isolamento das janelas e das portas é um dos mais importantes reparos que ajudam na preservação de calor nas casas, é por isso também que este é um dos serviços mais procurados na plataforma, com um crescimento anual, ao comparar 2021 e 2022, houve uma procura de 366%. É possível perceber facilmente se existem fissuras que estejam a gerar fugas de calor e, depois de identificadas podem ser isoladas com fita adesiva, borracha ou espuma. Para as portas, de forma a evitar correntes de ar e para ajudar a que o calor não se dissipe, podem ser colocadas, por exemplo, um “chouriço”, um veda portas ou um protetor duplo.

4. Cortinas blackout
Com os dias mais frios é natural que o calor absorvido durante o dia se vá dissipando até à noite. Uma forma de reter este calor, quando não é possível colocar vidros duplos nas janelas, é fechar muito bem os vidros e ter cortinas grossas, com efeito blackout, que para além de ajudarem a manter o calor garantem também um conforto térmico visual.

5. Iluminação adequada
A iluminação através de lâmpadas cor âmbar proporcionam um ambiente mais confortável, mas não só, uma vez que estas luzes amareladas ajudam também a manter uma impressão de calor. Com a iluminação adequada é possível manter uma sensação térmica quente, basta escolher e investir em pontos de luz específicos nas casas.

6. Disposição dos móveis
Se os móveis estão próximos ou encostados às paredes é normal que em dias mais frios possam transmitir frio ou humidade. No entanto é possível diminuir esta sensação térmica desconfortável desencostando-os das paredes.

Mais Recentes

As 7 coisas que todas as mulheres devem fazer para proteger o cabelo do frio

há 2 horas

Acha que poderá estar viciado no telemóvel? Responda a estas perguntas para ter a certeza

há 4 horas

Estes são os signos que lidam pior com a frustração: será o seu um deles?

há 5 horas

Opinião: «No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos importa lembrar que o acesso a serviços de saúde de qualidade, seguros, eficazes e universais é imprescindível», Conceição Pires, médica

há 23 horas

Estes são os signos das pessoas menos capazes de perdoar: conhece alguém que se enquadre?

há 23 horas

Educar um adolescente nunca é fácil: obtenha uma ajuda extra com estas 3 dicas (essenciais)

há 1 dia

Conquiste um estilo de vida mais saudável seguindo estes 5 passos simples

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «no lúpus os corticoides são uma espécie de empréstimo a prazo, em que os juros vão aumentando», José Alves, médico

há 1 dia

Dia Mundial das Doenças Reumáticas: «O doente devera ser o gestor da sua doença se tiver ao seu dispor o máximo de informação sobre a sua patologia», Carlos Carneiro, médico

há 1 dia

Demência: «doenças cardíacas comuns podem aumentar o risco», revela prestigiada organização internacional

há 2 dias

O primeiro snack de cogumelos com sabor a trufa chega agora a Portugal e nós descobrimos onde se pode comprar

há 2 dias

Um resultado deveras preocupante: «60% das pessoas estão constantemente stressadas no trabalho», assegura este estudo

há 2 dias

Opinião: «Dismorfia corporal, quando há uma excessiva preocupação com um defeito corporal imaginário», Cátia Lopes, hipnoterapeuta

há 2 dias

A coleção de Halloween para decorar a casa com produtos a menos de 2 euros está no Aldi

há 2 dias

Novidade do Lidl gera grande alvoroço entre os clientes: e você, já foi “apanhado”?

há 2 dias

Inditex (dona da Zara) procura funcionários e oferece salários até 70 mil euros

há 2 dias

A prevenção do HPV volta a brilhar na passerelle da ModaLisboa

há 2 dias

Cancro colorretal: «A colonoscopia é extraordinariamente segura e eficaz, pelo que não deve haver receio de fazer o exame», Ricardo Rio-Tinto, gastrenterologista

há 2 dias

É cada vez mais importante proteger os mais velhos dos golpes e fraudes online: aprenda aqui como o fazer (e ajude os seus pais e avós)

há 2 dias

No Dia Mundial do Ovo descubra os benefícios deste alimento presente em todas as casas

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.