7 aspetos e factos positivos relacionados com a pandemia

Mesmo durante uma fase difícil é sempre possível encontrar uma perspetiva mais otimista.

A pandemia provocada pela Covid-19 é uma tragédia humanitária. Não existe outra possível descrição para o sofrimento e instabilidade que tem caracterizado o último ano da vida de muitas pessoas em todo o mundo.

Os aspetos negativo desta experiência são óbvios e altamente conhecidos. Milhões de pessoas perderam o seu trabalho, a sua vida ou a possibilidade de estarem perto de quem mais amam.

No entanto, é também possível identificar alguns aspetos mais positivos que foram provocados pela pandemia. Muitas tendências e tecnologias foram aceleradas. A nossa mentalidade e os nossos hábitos mudaram.

Eis alguns destes exemplos, segundo o portal Psychology Today.

 

  1. A possibilidade de nos conectarmos independentemente da distância

A pandemia forçou-nos a limitar o contacto presencial com outras pessoas. Este foi um dos grandes desafios, dado que todos temos a inata necessidade de contacto social. Felizmente encontrámos formas inovadoras de manter o contacto com amigos e familiares. Seja através de videochamadas, das redes sociais ou de jogos, a tecnologia veio em nosso auxílio. Atualmente é possível estabelecer um contacto frequente, independentemente da distância. Aprendemos que isso é simples e gratificante.

 

  1. Ganhar uma nova perspectiva sobre a vida

Esta experiência coletiva obrigou-nos a parar e a refletir sobre a vida. Tivemos mais tempo para perceber aquilo que queremos e o rumo que estamos a seguir. As mudanças que fomos obrigados a respeitar, obrigaram-nos a ver a vida através de novas perspectivas. Compreendemos que a nossa vida é algo frágil e, como tal, devemos procurar aproveitar melhor todos os momentos que temos ao nosso dispor.

 

  1. Aprender novos skills

Muitas foram as pessoas que aproveitaram este momento para aprender novos skills. Seja um novo hobbie ou um novo idioma, dedicámo-nos a novas atividades. Os cursos online ganharam popularidade, assim como todo o tipo de hobbies caseiro e gratificantes. Todos estes skills e interesses que desenvolvemos vão nos acompanhar ao longo da vida.

 

  1. Apreciar mais a natureza

As restrições à nossa circulação e as obrigações de confinamento fizeram com que todos os momentos de lazer que passámos no exterior se tornassem mais especiais. Sentimos falta de estar perto da natureza. Como tal, muitas pessoas passaram a apreciar mais os pequenos prazeres, sobretudo os passeios junto ao mar ou em jardins.

 

  1. Maior gratidão

Quando percebemos que a nossa existência neste planeta é frágil e vulnerável, passamos a sentir uma maior felicidade em relação a tudo aquilo que temos e um maior apreço por todas as pessoas que nos rodeiam. O simples facto de estarmos vivos e de boa saúde deve ser um motivo de felicidade. A experiência da pandemia obrigou-nos realmente a perceber aquilo que é mais importante.

 

  1. Desenvolver novas soluções

Tivemos que nos adaptar. Muitas das nossas rotinas foram destruídas por completo. Os últimos meses obrigaram-nos a um enorme ajuste, tivemos que aprender a viver de forma diferente. Percebemos que é possível (e até benéfico) fazer algumas coisas de maneira diferente. Aperfeiçoamos e agilizamos o funcionamento de certas organizações ou tarefas. Tudo isso será nos útil nos próximos tempos,

 

  1. Maior sentimento de união

Praticamente todo o planeta teve que enfrentar esta crise em conjunto. Desta vez todos os países sentiram o impacto desta catástrofe. Como tal percebemos também que no fundo todos fazemos parte de uma enorme família. Todos partilhamos o mesmo planeta, os mesmos recursos, e como tal devemos cuidar disso de uma forma mais atenta.

 

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...