Partilhar

7 dicas de uma alimentação saudável para quem tem mais de 50 anos

O ditado “nós somos o que comemos” espelha como o primeiro elemento da sua saúde a que deve prestar atenção é o da comida.

5 Setembro 2024
Forever Young

A partir de uma certa etapa na nossa vida, a importância de evitar e consumir certos nutrientes acresce para benefício na prevenção de lesões e doenças, particularmente as mentais, assim como, no fortalecimento dos ossos.

Se come muitas vezes fora, pode consumir muito sal, logo, cozinhar em casa e controlar os ingredientes utilizados para a confeção das refeições é uma das mudanças indicadas pela revista ‘The Daily Meal’, citada pelo jornal ‘El Confidencial’. A seguir veja que outras alterações na sua dieta alimentar o podem ajudar a melhorar a sua saúde e aumentar o seu bem-estar.

1- Beber mais água

Nunca é demais o alerta e já se conhecem alguns mitos e factos sobre o papel fundamental da água na vida humana. A importância de se manter hidratado aumenta com o passar da idade, pelo que é melhor aumentar a água que entra no seu corpo. A água potável está presente em muitas formas na nossa alimentação, para quem não é muito fã do seu sabor. Além disso, ajuda a digerir os alimentos adequadamente, a absorver os nutrientes das refeições e a manter as células saudáveis. A hidratação também ajuda a combater os sinais de envelhecimento da pele.

2- Contenção no consumo de álcool

Também já deve ter ouvido esta dica muitas vezes, mas nunca é demais realçar a sua relevância. Um copo de vinho contém antioxidantes que podem ajudar na digestão e a acalmar, mas o consumo excessivo de álcool pode levar a problemas sérios, com efeitos negativos para a pressão arterial, saúde do coração e do cérebro.

3- Optar por gorduras saudáveis (mas não abuse)

Depois de atravessar a fronteira dos 50, a probabilidade de sofrer de doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer ou outras formas de demência, aumenta. Para evitar o comprometimento cognitivo, os neurologistas recomendam a ingestão das ditas gorduras saudáveis: abacate, azeite, frutos secos, peixe gordo rico em ómega-3 ou sementes. Pode estranhar a mudança, mas quando se entranhar vai poder colher muitos outros benefícios.

4- Evitar alguns alimentos enlatados

Apesar de o seu preço mais baixo e uma preparação mais rápida e fácil, estes também contêm muito sódio que pode ser prejudicial à saúde do coração e à pressão sanguínea. Diga adeus aos alimentos que estão mergulhados em molho e dê preferência aos produtos banhados em azeite, mesmo que isso signifique um maior esforço financeiro.

5- Reduzir mas manter os hidratos de carbono

Nas dietas de emagrecimento abundam os conselhos para cortar nos carboidratos. Contudo, a redução da quantidade de carboidratos ingeridos é diferente de os eliminar da sua alimentação da noite para o dia, pois o seu corpo pode ter alguma reação anómala.

Por outro lado, o que pode fazer é começar a implementar mudanças, como passar do pão branco para o grão integral ou substituir por alimentos como a quinoa.

6- Cozinhar em casa

Este pode ser um passatempo agradável e saudável, pois além de poder ser uma altura ideal para socializar e aprofundar as ligações com a sua família e amigos, pode ajudar a melhorar a sua alimentação. Isto porque as comidas dos restaurantes podem conter muito sal, enquanto nas refeições que vai preparar em casa vai ter um maior controlo no que consome e nas quantidades utilizadas.

7- Consumir mais cálcio

A importância do cálcio na alimentação aumenta à medida que se envelhece. Todavia, o seu consumo tem tendência para ser diminuto com a redução dos laticínios. O cálcio ajuda a prevenir a osteoporose, uma das doenças mais comuns quando se gasta meia centena, além de ajudar nas funções cardíaca, pulmonar e sanguínea. Se é alérgico ao leite, saiba que este mineral também pode ser encontrado noutros alimentos como a soja e o feijão.

Mais Recentes

Chegou a época mais fria e como tal importa tratar bem da pele: saiba aqui a melhor forma de o fazer

há 11 horas

Conheça os segredos que as mulheres escondem, mas que querem que os homens descubram

há 12 horas

Se não quer envelhecer mais depressa não durma com roupas apertadas

há 12 horas

Nem lentilha nem feijão: conheça a leguminosa que deve consumir para ficar com a barriga lisa

há 12 horas

TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os EUA: vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston

há 12 horas

Procedimento totalmente inovador promete ser a revolução do tratamento na neoplasia prostática

há 12 horas

Vila Galé inaugura novo resort no Ceará destacando o bem-estar e experiências únicas

há 13 horas

Isto é o que acontece ao corpo se comer batatas todos os dias, alertam especialistas

há 14 horas

Opinião: «Excessos na época festiva e o impacto na saúde do fígado», Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

há 15 horas

Precisa de dinheiro? Estes são os signos que (muito provavelmente) vão ficar ricos em 2025

há 15 horas

UE adota recomendação para a criação de espaços sem tabaco ao ar livre

há 15 horas

Investigadores portugueses recebem bolsas do Conselho Europeu de Investigação

há 15 horas

E se o desafiassem para dizer adeus a 2024 num evento de entrada gratuita e com provas de chocolates de borla: aceitava?

há 16 horas

Dia Internacional dos Portadores de Alergia Crónica: «É muitas vezes subestimada e afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas», Tiago Rama, imunoalergologista

há 17 horas

Especialistas descobrem sintoma que prevê com precisão quem terá um ataque cardíaco nos próximos 2 anos

há 17 horas

“No inverno tudo piora”: campanha apela à solidariedade para mudar as condições de vida de quem é forçado a fugir da guerra e do frio

há 17 horas

Quer comprar um termoacumulador, mas não sabe o que escolher? Estes são os pontos mais importantes a considerar

há 17 horas

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

há 17 horas

Opinião: «Após uma doença ou acidente, quem pode e quem quer, tem direito a voltar ao trabalho », Mónica Salazar, diretora do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional

há 18 horas

Especialista revela o que nunca se deve fazer quando se está constipado

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.