1. Mantenha o software atualizado: Manter os dispositivos atualizados sempre que possível é imprescindível para ter a sua casa e informação protegidas. A forma de atuação dos agentes de cibercrime está em constante mudança, pelo que é importante ter implementada a mais recente forma de proteção.
2. Estabeleça uma rede wi-fi autónoma para os seus dispositivos: A maioria dos routers permitirão a criação de uma rede separada que se destine apenas aos dispositivos domésticos inteligentes, de forma a criar mais obstáculos à eventual tentativa de acesso não autorizado. Pode ainda criar uma configuração para os seus convidados que permita que os seus amigos e familiares acedam na mesma à sua rede de casa, sem ter o risco acrescido de partilhar os seus dados.
3. Fortaleça as suas palavras-passe: No que respeita a criação de palavras-passe robustas para os seus dispositivos, garanta que são aleatórias e não se referem a qualquer aspecto pessoal. Se achar que as palavras-passe são demasiado difíceis de relembrar, considere a utilização de um gestor de palavras-passe.
4. Autenticação de duplo fator: Ao adicionar uma forma de autenticação adicional, conhecida por autenticação de duplo fator ou 2FA, os hackers podem ser impedidos de aceder aos seus dispositivos. Embora isto possa ser ligeiramente inconveniente para o consumidor, não se compara ao tumulto que a invasão de um hacker pode causar.
5. Encriptação: Garantir que o seu router está a usar o mais alto nível de encriptação é uma forma de manter a sua informação protegida de ameaças. Não se esqueça de quaisquer extensores de Wi-Fi internos ou adaptadores powerline que terão também configurações para permitir a encriptação através da rede doméstica. Isto, por sua vez, adicionará uma camada extra de protecção, não só para o router, mas também para os dispositivos inteligentes.
6. Altere a palavra-passe pré-definida do seu router: Esta é uma palavra-passe diferente da que protege a rede Wi-Fi, mas igualmente importante. A maioria dos routers têm uma palavra-passe simples para que seja fácil configurar aquando da primeira instalação. Contudo, isto faz com que seja fácil aos hackers adivinhar os acessos. Há até listas online das palavras-passe mais comuns, portanto, deve alterá-las o mais rapidamente possível.
7. Mantenha os seus dispositivos protegidos: Com cada vez mais pessoas a trabalhar de casa, é importante que os dispositivos empresariais estejam tão protegidos quanto os pessoais, especialmente quando utilizam o Wi-Fi doméstico. Garantir que os dispositivos estão atualizados com a mais recente tecnologia anti-malware é uma forma importante de proteção.