7 livros que prometem ajudar a melhorar a sua comunicação

Saber comunicar de uma forma efetiva é algo primordial seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas comunicar vai muito além da comunicação oral.

A comunicação é um elemento valioso tanto para as organizações como para as nossas relações pessoais. Melhorar este skill deve ser um objetivo de todos. Felizmente existem algumas ferramentas que podem ajudar ao longo deste processo.

Estes 7 livros mostram como a comunicação dentro de uma empresa pode ser melhorada.

 

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
    Impossível falar de melhorar a comunicação e não citar esse clássico que já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo. Apesar da sua primeira edição ter sido publicada em 1936, os ensinamentos do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” continuam bastante atuais. Segundo o autor, Dale Carnegie, o modo como abordamos outra pessoa influencia diretamente no seu comportamento. O livro também oferece vários ensinamentos sobre relacionamentos interpessoais, que vão ajudar a melhorar a sua comunicação.

 

  • Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg
    Este livro baseia-se em explicar e modificar as estratégias de abordagem que seriam violentas por formas mais generosas e amigáveis. Os ensinamentos de Marshall Rosenberg vão ajudar a resolver problemas através do respeito, da generosidade e da empatia, aperfeiçoando as relações pessoais e profissionais. Aqui não se procura impedir ou eliminar os conflitos, mas sim evitar que eles sejam baseados na violência.

 

  • Obrigado Pelo Feedback, de Douglas Stone e Sheila Heen
    Uma das principais formas de comunicação numa empresa ocorre no momento em que se realiza um feedback, seja semanal, mensal ou até mesmo anual. Hoje, o feedback deixou de ser apenas uma forma de avaliação das atividades, passando a ser uma troca de informações fundamental no relacionamento empresarial. Este livro explica por que para a maioria das pessoas ouvir e compreender o feedback não é muito recetivo, além da dificuldade que muitos possuem em oferecê-lo. Ao lê-lo aprende-se valiosos conselhos para sermos capazes de não deixar escapar nenhum feedback que seja necessário realizar e/ou nem aborrecer-se com algum comentário negativo.

 

  • Todos Falam, Poucos Comunicam, de John C. Maxwell
    Dentro de uma empresa, não há ter liderança sem comunicação. E quando falamos de liderança, pensamos no best seller de John Maxwell que já vendeu mais de 19 milhões em todo o mundo. Neste livro são apresentados alguns conceitos simples. Ter uma comunicação efetiva é fundamental para um líder dentro de uma organização. Ninguém quer ouvir uma pessoa falar sobre algo que não percebe, por isso um dos principais ensinamentos deste livro é justamente esse, tenha a certeza da mensagem que quer passar.

 

  • A Arte de Ler Mentes, Henrik Fexeus
    Seria realmente possível ler mentes? Isto pode parecer estranho e um pouco confuso, mas a verdade é que essa arte está presente nosso dia-a-dia. Neste livro são abordadas técnicas de comunicação não verbal e de linguagem corporal que podem ser utilizadas para estabelecer empatia, interagir e persuadir melhor as pessoas em seu redor.

 

  • Sorria, Você Trabalha Aqui!, de Analisa de Medeiros Brum
    A sua empresa possui funcionários desmotivados? Os resultados não são os esperados? Quando os colaboradores se encontram desmotivados a produtividade da empresa pode cair drasticamente. Trazer de volta a motivação é um trabalho que merece atenção e dedicação, principalmente, por parte dos lideres. A autora cita neste livro o endomarketing, uma estratégia utilizada para o público interno da empresa. Essa estratégia incentiva à comunicação interna e à transparência na relação entre a empresa e os seus colaboradores. Com uma comunicação clara, ocorre um aumento no envolvimento dos colaboradores com a empresa.

 

  • Segredos do Relacionamento, de John C. Maxwell
    Este livro reúne as melhores estratégias para melhorar a comunicação e alavancar os relacionamentos. Tudo o que fazemos é resultado do trabalho em equipa. Independentemente de ser um líder ou colaborador, estamos ligados a outras pessoas. Então, preciso perceber se “essa ligação terá sucesso?”.
    Um dos grandes ensinamentos desse livro é sobre a arte de aprender a ouvir. Além de ajudar as outras pessoas, é uma forma eficiente de se ajudar a si mesmo. Ser um bom ouvinte pode favorecer o desenvolvimento da criação de relacionamentos mais sólidos dentro da empresa.

 

 

 

(Fonte: site Human Resources Portugal)

 

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