Vespa 75 é o nome do novo modelo que assinala os 75 anos da marca italiana. Disponível apenas durante o ano de 2021 nos modelos Primavera e GTS, esta nova série comemorativa Vespa conta com acabamentos especiais, porta-malas cromado e top case especialmente desenhado para a scooter.
Segundo a marca, desde 1946 a Vespa está ligada à história de fenómenos culturais em todo o mundo: “exemplo inquestionável do estilo e da tecnologia italianos, a Vespa tornou-se num ícone intemporal, inundando as estradas com o seu charme inconfundível”, diz a marca em comunicado.
75 anos depois do primeiro lançamento, a série especial comemorativa do aniversário aplica-se aos modelos Primavera (50 cc, 125 cc e 150 cc) e GTS (125 cc e 300 cc). Será vendida apenas este ano e apresenta-se com uma nova cor desenvolvida para comemorar este aniversário: ‘Giallo 75‘, o amarelo metalizado que “reinterpreta as cores em voga na década de 1940 e que evoca a herança e o espírito inovador que sempre caraterizaram a marca”. Visível nos painéis laterais e no para-lamas dianteiro, o número 75 aparece num tom mais acentuado, criando um elegante e discreto efeito tom sobre tom. Na tradicional gravata destaca-se o amarelo fosco, no mesmo tom “Giallo”.
Revestido a nobuck, o selim da Vespa 75 assume o mesmo tom cinzento que é utilizado nas jantes, sendo ainda de realçar nesta série especial os vários detalhes em cromado que surgem nos frisos da gravata, emblema no para-lama dianteiro, moldura do painel de instrumentos, espelhos retrovisores e, apenas na versão GTS, pedais do passageiro dobráveis.
Destacam-se ainda o porta-malas traseiro cromado e a top case redonda especialmente criada para esta edição especial. Revestida a nobuck, em cinzento igual ao do selim, a top case (que é fornecida com uma capa impermeável) pode ser fixa no porta-malas, integra um sistema de libertação rápido e vem equipada com uma alça de ombro para que possa ser transportada com todo o conforto.
Todos os modelos da edição especial Vespa 75, com uma cilindrada superior a 50 cc, integram um painel de instrumentos de 4,3 polegadas TFT a cores garantindo uma instrumentação totalmente digital através do sistema Vespa MIA, para conexão do smartphone ao veículo.
A Vespa 75 vem acompanhada por um kit de boas-vindas (composto por um lenço em seda 100% italiano, um prato Vespa vintage em aço, o livro do proprietário e uma coleção de postais com imagens da história da Vespa).
Com 75 anos de história e quase 19 milhões de veículos vendidos, “a Vespa é um autêntico símbolo de inovação que une gerações e culturas numa paixão única”. Desde 2004, quando foram produzidos 58.000 veículos, a marca tem tido um crescimento constante. Mais de 100.000 unidades foram produzidas em 2006, chegando a 180.000 em 2017 e passando a referência de 200.000 unidades em 2018. Na última década, mais de 1.800.000 novos veículos Vespa foram produzidos e conduzidos nas estradas de todo o mundo.
Fonte: Automonitor