Por: Natasha Rocha, Personal Trainer Holmes Place Constituição
O artigo de hoje é dedicado a todas as mulheres. Nele vamos explorar o sentido de haver ou não uma abordagem de treino diferente para o público feminino, e a validade de um treino direcionado exclusivamente para alguns grupos musculares.
A experiência mostra-nos, por uma questão de padrões estéticos, que as mulheres frequentemente procuram um treino que dê mais ênfase à tonificação das pernas e glúteos, e à definição da cintura/abdominal. Acreditamos contudo, que o treino não se deve restringir a uma zona do corpo e que um desenvolvimento global é o caminho a percorrer.
Quando pretendemos a melhoria de uma zona corpo ou capacidade específica, devemos ter em consideração que o êxito numa determinada “tarefa” implica que outras “tarefas” estejam assimiladas. Ou seja, fazendo a transferência para o nosso corpo, executar correctamente um gesto técnico depende que determinadas “bases” estejam adquiridas, e que movimentos simples estejam interiorizados, dando suporte para o nível seguinte.
É de referir que não faz sentido falar em treino para mulheres e treino para homens. Deve sim, personalizar-se o treino de acordo com as necessidades, a condição física, a motivação e os objetivos de cada pessoa independentemente do género. Por essa razão, o Holmes Place sugere um treino desafiante e que estimule a melhoria de todo o corpo, inspirado numa mulher forte, independente e dinâmica, mas que pode e deve também ser realizado pelo público masculino.
O contexto atual é diferente e o bom senso aconselha-nos a ficar em casa. Deste modo, a rotina que apresentamos em seguida está separada em dois níveis de dificuldade, para permitir uma melhor progressão/adequação, poder ser realizado de forma simples e através de utensílios fáceis de obter (garrafas/garrafões cheios, mochilas, etc..).
Aquecimento
Objetivo: Mobilizar a coluna, a cintura pélvica e a articulação do ombro. Ativar a musculatura interna, glúteos, isquitibiais. Ativar grandes grupos musculares. Aumentar a frequência cardíaca e ativação cardiorrespiratória. Reforço pavimento pélvico, para evitar ou atrasar incontinência urinária. Melhoria da estabilidade e recuperação pós-parto.
Metodologia: realizar 1 minuto de cada exercício
Níveis inicial/intermédio e intenso/avançado
Kegel + Respiração
(sentada ou deitada expire e contraia a musculatura pélvica/genital, inspirar e relaxar)
Shoulder Bridge+ Mobilidade do ombro
Plank + Lunge + Rotation
Jumping Jacks
Parte Fundamental
Objetivo: Melhoria da capacidade, força e tonificação: quadrícipes, isquitibiais, glúteos, abdominais, dorsais, bíceps, tríceps, deltoides, entre outros. Aumentar o gasto energético. Melhoria da coordenação e da estabilidade.
Metodologia: realizar os exercícios em circuito, completando o máximo de rondas em 20 minutos.
Nível inicial/médio
10 Half Burpee
10 Lunge Unilateral
10 Lateral Raises
10 Squat
10 Upright Row
10 Dead Lift
10 Shoulder Press
Nível intenso/avançado
10 Burpee
10 Lunge + Lateral Raises
10 Squat + Upright Row
10 Dead Lift + Push Press
Parte Final
Objetivo: Focar os exercícios na musculatura do core. Melhoria da capacidade, força e tonificação dos glúteos, reto abdominal, oblíquos e transverso abdominal, quadrado lombar. Melhoria da estabilidade.
Metodologia: Realizar 3 séries de 45seg para cada exercício, com 20seg de descanso entre série.
Nível inicial/médio
Glute Bridge (um apoio)
Plank (45 a 60 seg)
Bicycle
Nível intenso/avançado
Hip Thruster
Plank + Leg Raise
Roussian Twist
Bom treino!