Galileu encontrou esse problema há quatrocentos anos. As suas descobertas, baseadas em observações cuidadosas e experiências engenhosas, contradiziam a sabedoria convencional e os ensinamentos da Igreja da época.
Consequentemente, num ataque flagrante à liberdade de pensamento, os seus livros foram proibidos pelas autoridades eclesiásticas.
O astrofísico e escritor bestseller Mario Livio baseia-se na sua própria experiência científica para nos explicar como Galileu chegou às suas novas e ousadas conclusões sobre o cosmos e as leis da natureza.
Um livre-pensador que seguia as provas onde quer que elas o levassem, Galileu foi uma das figuras mais notáveis da revolução científica. Acreditava que toda a pessoa culta devia conhecer ciência tanto como literatura, e insistia em alcançar o maior público possível publicando os seus livros em italiano e não em latim.
Galileu foi levado a julgamento e arriscou a vida por se recusar a renunciar às suas convicções científicas .
Continua a ser um herói e uma inspiração para os cientistas e todos aqueles que respeitam a ciência, que – como Livio nos lembra neste livro emocionante – permanece sob ameaça.