Existem alguns sinais que podem agravar-se ou não, de acordo com cada pessoa.
1. Nos fins-de-semana ou feriados, podem cometer-se excessos com comida e bebida, trocar a noite pelo dia. Estas pessoas quando iniciam a semana estão cansadas e o organismo sente a necessidade de recuperar dos hábitos abusivos do fim-de-semana. Logo, a segunda é ainda mais difícil.
2. Ter como hábito deixar para trás todas as atividades chatas e trabalhosas, resolvendo tudo à última hora, arranjando desculpas para as não-entregas. Deste modo, a pessoa passa o fim-de-semana preocupado com essas obrigações e a segunda-feira torna-se num fardo muito grande.
3. Não vê sentido no que faz, não se sente realmente útil ou vê uma evolução na carreira. Sente-se estagnado sentindo o inicio da semana como algo doloroso.
4. Ter uma expectativa elevada sobre a carreira, estando sempre a procurar que ela traga possibilidades materiais pode trazer um desgaste emocional e o sentimento de que mais valia não ter seguido aquele caminho, pois só está a sobreviver.
Dicas para superar a síndrome de segunda-feira
- Resolva todos os assuntos até a sexta-feira. Não empurre ou adie as atividades para a semana seguinte.
- Divida a diversão em pequenas quantidades durante a semana. Para evitar a ansiedade pelo fim-de-semana, procure equilibrar a diversão para a semana inteira com uma ida ao cinema ou uma happy-hour com os amigos.
- Reserve o domingo para atividades de lazer e relaxamento. Tire o domingo para descansar, espairecer e não pensar no trabalho.
- Questione ou repense a sua carreira. Questione o seu trabalho e a sua profissão. Caso não haja satisfação, mexa-se na procura de outras possibilidades.