<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Uma crise alérgica pode trazer muitos riscos para o organismo. Conheça os sinais a que deve estar atento

2 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Uma crise alérgica pode ser uma ocorrência perigosa e, se não controlada de forma correta e em tempo útil, pode trazer muitos riscos para o organismo.

É preciso ter muito cuidado e atenção, verificando de maneira imediata desconfortos e todo e qualquer comportamento fora dos padrões.

1. Dor abdominal pode ser sintoma de crise alérgica
A dor abdominal é bastante comum nos casos de crise alérgica, e tende a manifestar-se pouco tempo depois da ingestão do alimento que gera a hipersensibilidade. Pode vir como uma pressão no estômago ou em forma de cólica, de acordo com o comportamento de cada organismo.

2. Náuseas e vómitos
Nos casos de crise alérgica, a dor abdominal tem uma evolução rápida, e pode vir acompanhada de náuseas e vómitos. Os sintomas tendem a ser bastante intensos e podem surgir de forma repentina.

3. Diarreia
É muito comum que uma crise alérgica venha acompanhada de diarreia. Apesar de ser um sintoma característico de infeções intestinais (especialmente quando acompanhada de enjoos e febre), a diarreia precisa de ser verificada, especialmente se o episódio for comum ao consumo de determinado alimento, se for aguda (durar poucos dias) quando associada a outros sinais e sintomas de alergia, ou crónica (durar várias semanas), especialmente com a presença de sangue nas fezes.

4. Vermelhidão e comichão na pele
Manchas, placas, vermelhidão e muita comichão em diversas partes do corpo são indícios muito expressivos desse tipo de ocorrência. Este sintoma tende a ser um dos primeiros a se manifestar após o contato com o alérgeno. Além de inchaços (angioedema) em determinadas partes do corpo, como lábios, pálpebras, mãos, pés e garganta.

5. Comichão na boca
É muito comum que se sinta um formigamento no “céu” da boca (palato) ou região da língua imediatamente após o contato com determinada substância causadora da alergia. Essa hipersensibilidade pode significar que o seu organismo não respondeu de forma adequada ao que foi exposto.

6. Inchaço na língua e garganta
Se identificou algum indício de inchaço na língua ou garganta, pode ser um forte sinal de uma crise alérgica mais intensa. Irá sentir uma espécie de pressão e uma “dificuldade em engolir”. Procure o médico urgentemente.

7. Falta de ar
A falta de ar é um fator determinante para os casos de crise alérgica e indica que o tratamento adequado deve ser administrado imediatamente.