Deitar sangue pelo nariz é uma situação frequente, pode acontecer a qualquer um, criança ou adulto.
A hemorragia nasal ligeira é um problema sem gravidade, simples e que se resolve em casa quando:
- Acontece de repente sem que tenha havido um traumatismo grave;
- Não se repete com frequência;
- Não há doenças ou toma de medicação que possam explicar.
Nas paredes das narinas existem numerosos pequenos vasos sanguíneos frágeis próximo da superfície interna (mucosa nasal). As lesões destes vasos dão origem a uma hemorragia nasal e são muitas as circunstâncias que as podem provocar.
Entre as causas mais comuns estão:
- Coçar ou arranhar o nariz, geralmente devido a secura do nariz e formação de crostas. A sensação de secura do nariz pode acontecer em muitas ocasiões, por exemplo.
- Quando o ar está seco, seja no exterior (especialmente quando o tempo está frio) ou no interior devido a aquecimentos ou ar condicionado;
- Com o uso de medicamentos locais que secam o nariz.
- Assoar com frequência, como acontece quando se tem corrimento nasal;
- Espirrar repetidamente;
- Presença de um corpo estranho nas narinas.
As hemorragias nasais sem gravidade são anteriores, ou seja, têm origem na região das narinas mais próxima do exterior. Geralmente o sangue sai apenas pelas narinas, não escorre para a garganta como acontece nas hemorragias posteriores.
É mais comum ser afetada apenas uma narina de cada vez.
Há situações mais graves que provocam hemorragias nasais, como algumas doenças ou traumatismos, efeitos de medicação, mas são menos comuns.
Para parar a hemorragia
- Sente-se com as costas direitas e incline-se ligeiramente para a frente (para o sangue não escorrer para a garganta);
- Feche a narina que sangra comprimindo a parte mole da narina (asa da narina) contra o osso do nariz. Se preferir, aperte as duas narinas com o indicador e polegar enquanto respira pela boca.
- Mantenha uma compressão contínua (sem largar) durante cerca de 10 minutos e verifique se resolveu. Se não tiver resolvido, repita a operação.
A aplicação de frio sobre o nariz, sem deixar de fazer compressão como indicado, pode ajudar. - Uma vez resolvida a hemorragia não deve coçar o nariz, fazer exercício, carregar pesos ou fazer outros esforços durante alguns dias, para que a cicatrização decorra sem problemas.
O que não fazer quando deitar sangue pelo nariz
Não se deite nem incline a cabeça para trás para impedir que o sangue saia pelas narinas. Isso não para a hemorragia e vai fazer com o sangue escorra para garganta.
Não coloque nada dentro do nariz. Os objetos usados com a intenção de fazer um tampão para parar a hemorragia habitualmente não fazem uma pressão suficiente para o efeito e podem agravar ainda mais o problema.
Não tente retirar das narinas corpos estranhos profundos.
Prevenir hemorragias nasais comuns
Considerando as causas habituais das hemorragias nasais devidas a lesão dos vasos anteriores, podem ser adotadas algumas medidas de prevenção, por exemplo:
- Quando o ar estiver muito seco, humedeça a mucosa nasal com gotas de soro fisiológico ou medicamentos de venda livre específicos, ou proteja-a com um pouco de vaselina;
- Não durma com aquecimentos ou ventoinhas ligadas porque secam o ar;
- No exterior, quando o tempo está frio e seco, cubra o nariz para impedir o contacto do ar com a mucosa nasal;
- Quando o ar ambiente em casa estiver muito seco use um humidificador, especialmente no local onde dorme.
- Deve procurar cuidados médicos
- Quando mesmo com os cuidados referidos, passado cerca de meia hora a hemorragia não parou;
- Sempre que a hemorragia for muito grande e ao mesmo tempo saia sangue pelo nariz e escorra sangue para a garganta, pois pode tratar-se de uma hemorragia posterior que precisa de outro tipo de intervenção para parar;
- Se tiver outros sintomas, como tonturas, dor de cabeça, dor no peito, coração bater muito rápido, entre outros;
- Quando deitar sangue pelo nariz passou a ser muito frequente, por exemplo se várias vezes por mês.