Corpo são, mente sã. Conheça o exercício com que pode trabalhar mais que o físico

Ciência diz que os exercícios aeróbicos, ao contrário dos treinos de força, têm efeito também na saúde mental das pessoas. Conheça 10 vantagens destes exercícios na saúde.

De acordo com o estudo da University of British Columbia, os exercícios aeróbicos não só treinam o físico, como também a mente. Os investigadores dizem que estes exercícios são capazes de mudar o tamanho do hipocampo (principal local de armazenamento temporário da memória, principalmente a memória a longo prazo), algo que não acontece com um treino de força.

A equipa de investigação norte-americana analisou, sistematicamente, décadas de dados de centenas de estudos em vários países diferentes para comparar a aptidão aeróbica de pessoas da mesma idade e sexo, todas medidas usando os mesmos testes de aptidão.

O que o exercício aeróbico pode fazer pela sua saúde

Independentemente da idade, peso ou capacidade atlética, a atividade aeróbica pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, independentemente da sua idade, segundo o site da Mayo Clinic. Considere, então, estas 10 vantagens da atividade aeróbica, que pode ajudá-lo a sentir-se melhor e aproveitar a vida ao máximo:

1- Perder e/ou manter o peso;

Combinado com uma dieta saudável, o exercício aeróbico ajuda você a perder peso e mantê-lo.

2- Aumento da resistência, condição física e força;

Até se pode sentir cansado quando inicia o exercício aeróbico regular, porém, a longo prazo, pode desfrutar de uma maior resistência ao cansaço. Além de contribuir para a melhoria da saúde cardíaca, pulmonar, da força dos ossos e dos músculos ao longo do tempo.

3- Evitar doenças virais;

Os exercícios físicos aeróbicos são uns bons estimulantes do sistema imunológico, uma vez que o podem deixar menos suscetível a doenças virais menores, como constipações e gripes.

4- Reduzir riscos para a saúde;

O exercício aeróbico reduz o risco de muitas condições, incluindo obesidade, doenças cardíacas, pressão alta, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, derrame e certos tipos de cancro. Certos exercícios aeróbicos, como caminhar, ajudam, ainda, a diminuir o risco de osteoporose.

5- Terapia auxiliar em condições crónicas;

Isto porque, o exercício aeróbico pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e a controlar o açúcar no sangue. Pode reduzir a dor e melhorar a função em pessoas com artrite. Também pode melhorar a qualidade de vida e a condição física em pessoas que sofrem de doenças crónicas.

6- Fortalece o seu coração;

Um coração mais forte não precisa de bater tão rápido e também bombeia sangue com mais eficiência, o que melhora o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo.

7- Mantém as artérias limpas;

O exercício aeróbico aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL) – o colesterol “bom” – e reduz a lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou o colesterol “mau”. Isso pode resultar numa menor acumulação de placas nas artérias.

8- Melhora o humor;

O exercício aeróbico pode aliviar a melancolia da depressão, reduzir a tensão associada à ansiedade e promover o relaxamento. Além de que, também, pode aumentar a qualidade do sono.

9- Manter-se ativo e independente à medida que envelhece;

O exercício aeróbico mantém os músculos fortes, o que pode ajudá-lo a manter a mobilidade à medida que envelhece. O exercício também pode diminuir o risco de quedas e lesões por quedas em adultos mais velhos. O exercício aeróbico ainda pode manter a sua mente “afiada”, pois a atividade física regular pode ajudar a proteger a memória e a função cognitiva em adultos mais velhos.

10- Viver mais.

Estudos sugerem que as pessoas que participam em exercícios aeróbicos regulares vivem mais do que aquelas que não se exercitam regularmente.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...