Baixa a tensão arterial
São vários os estudos que comprovam que o consumo regular de alho pode mesmo reduzir a tensão arterial. Portanto, se tem a tensão alta, não deixe de experimentar este remédio caseiro.
É anti-inflamatório
O alho é capaz de aliviar o desconforto causado por úlceras, acidez e azia. Portanto, antes de optar por outros medicamentos, após nesta solução natural.
Ajuda nos problemas respiratórios
Problemas respiratórios como alergias podem ser atenuados com a ingestão de alho. Não acredita?! Então, experimente você mesmo.
Evita infeções
Há pesquisas que concluíram que a toma de alho fresco esmagado é capaz de prevenir o aparecimento de infeções, principalmente em vítimas de queimaduras.
Reduz os triglicerídeos e colesterol
Para quem tem os triglicerídeos ou o colesterol elevado, nada como começar a incluir alho nos seus temperos e refeições. O consumo regular traz efeitos benéficos para estes problemas.
Reforça o sistema imunológico
Neste caso, o motivo é simples e fácil de explicar. O alho contém vitamina C, vitamina muito importante no reforço do sistema imunológico.
Metaboliza o ferro
Quem tem problemas em fixar o ferro no organismo, por exemplo, pode beneficiar desta vantagem do alho que está relacionada com a capacidade de metabolizar o ferro, ou seja, de proporcionar ao corpo o fornecimento adequado de ferro.
Protege do sol
Este benefício certamente desconhecia. O alho é mesmo capaz de nos proteger dos efeitos negativos do sol. Não é por acaso que nas zonas mais quentes do planeta, nomeadamente nos desertos, é frequente as pessoas transportarem saquetas de pimenta e alho moídos, que as ajudam a suportar as temperaturas elevadas.
Fortalece o corpo e o organismo
O alho dá força e energia e, por isso mesmo, no passado era muitas vezes ingerido antes de uma batalha, combate ou prova importante.
Protege do cancro
Claro que não é garantia de não vir a ter esta doença, mas os estudo apontam para que o consumo regular de alho possa mesmo proteger o organismo de vários tipos de cancro.
Como incluir o alho na alimentação?
– Adicionar o alho nos minutos finais do cozinhado. Isso apura o sabor e aumenta os benefícios para a saúde.
– Os dentes de alho de espessura mais fina são mais fáceis de descascar, mas têm menos nutrientes.
– Não deve conservar o alho em azeite, pois tal pode provocar uma intoxicação (botulismo).
– É preferível e mais benéfico para a saúde consumir alho fresco, em vez de alho em pasta ou em pó.