Partilhar

Diabetes pode ser causa de doença renal crónica

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) alerta para a importância de prevenir a diabetes mellitus ou de manter a doença controlada, também como forma de prevenção da doença renal crónica. Esta mensagem insere-se na campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, que, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, tem o objetivo de consciencializar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, de forma a evitar ambas as patologias. “A diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica. A adoção de estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação pobre em gorduras e em açúcares, assim como da prática de exercício físico frequente são essenciais para prevenir a diabetes ou manter a doença controlada, evitando a as suas consequências, como seja a doença renal crónica”, afirma Jaime Tavares, presidente da ANADIAL. E acrescenta: “Além da prevenção e do controlo da diabetes, procure consultar o seu médico assistente e fazer exames diagnósticos com regularidade, não faça automedicação, evite o stress, beba água, controle a hipertensão arterial, deixe de fumar e limite o consumo de álcool. Cuide da sua saúde.” A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação. A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Estes são os responsáveis por filtrar o sangue, o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Quando…

3 Novembro 2021
Sandra M. Pinto

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) alerta para a importância de prevenir a diabetes mellitus ou de manter a doença controlada, também como forma de prevenção da doença renal crónica.

Esta mensagem insere-se na campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, que, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, tem o objetivo de consciencializar a população para a adoção de estilos de vida saudáveis, de forma a evitar ambas as patologias.

“A diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento da doença renal crónica. A adoção de estilos de vida saudáveis, através de uma alimentação pobre em gorduras e em açúcares, assim como da prática de exercício físico frequente são essenciais para prevenir a diabetes ou manter a doença controlada, evitando a as suas consequências, como seja a doença renal crónica”, afirma Jaime Tavares, presidente da ANADIAL.

E acrescenta: “Além da prevenção e do controlo da diabetes, procure consultar o seu médico assistente e fazer exames diagnósticos com regularidade, não faça automedicação, evite o stress, beba água, controle a hipertensão arterial, deixe de fumar e limite o consumo de álcool. Cuide da sua saúde.”

A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” pretende aumentar o conhecimento e compreensão sobre a doença renal crónica, promovendo a sua prevenção. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR), da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

A doença renal crónica é provocada pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Estes são os responsáveis por filtrar o sangue, o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Quando perdem a sua função há uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e história familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

 

 

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 2 horas

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 3 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 4 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 7 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 8 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 9 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.