Domestic Violence & Me: Mia’s Story vai estrear na MTV Portugal no dia 21 de novembro, às 20:15.
Ao longo de uma hora, o documentário vai apresentar imagens poderosas de Mia, enquanto partilha a sua história e fala com amigos, sobreviventes, conselheiros, agentes da autoridade, ativistas e um ex-agressor, de forma a expandir a consciência sobre o infelizmente comum problema da violência doméstica.
No início deste ano, Mia Boardman revelou ao público a sua terrível luta contra a violência doméstica e a fuga de um violento ataque perpetrado pelo seu ex-namorado. Embora ele tenha sido condenado a 12 meses de prisão – sim, um ano apenas –, Mia ainda revive o relacionamento abusivo e o ataque.
Em Domestic Violence & Me: Mia’s Story, a jovem conduzirá os espectadores por uma jornada emocional enquanto desvenda as suas próprias experiências para encontrar o poder de ajudar outras vítimas e os seus círculos íntimos a reconhecer os sinais de alerta. Ao partilhar com outras pessoas os seus relatos na primeira pessoa, como vítima de violência doméstica, Mia ganha e cria ferramentas úteis para capacitar também outras pessoas a falar e a quebrar o ciclo de abuso.
Entre algumas das instituições que não quiseram ficar de fora deste documentário e que prestaram uma valiosa consultoria, destacam-se o Northamptonshire Domestic Abuse Service, os Splitz Support Services, a Bristol University e a Women’s Aid.
Domestic Violence & Me: Mia’s Story vai estrear na MTV Portugal no dia 21 de novembro, às 20:15. O documentário foi comissionado pela MTV International por Kerry Taylor e Craig Orr e foi produzido por Iestyn Barker e Jamie Brannan (produtores executivos) e pela True North, com os produtores executivos Jess Fowle e Fiona O’Sullivan.
Como pedir apoio em casos de violência doméstica em Portugal?
Em Portugal, a APAV apoia pessoas vítimas de crime, os seus familiares e amigos, de forma gratuita e confidencial, oferecendo um apoio prático, psicológico, jurídico e social. Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima são especializados no apoio a pessoas que foram ou são vítimas de algum tipo de crime e estão disponíveis para ouvir, garantindo a confidencialidade e o respeito pela sua autonomia.
A APAV dispõe de um conjunto de formas de contacto para quem procura auxílio:
Linha de Apoio à Vítima (116 006): número europeu gratuito de apoio a vítimas, em Portugal em funcionamento nos dias úteis das 08h às 22h;
Gabinetes de Apoio à Vítima: a APAV tem uma rede nacional de 18 Gabinetes de Apoio à Vítima, representada em 25 localidades portuguesas. Os GAV oferecem um apoio presencial, telefónico ou online;
Casas de Abrigo: a APAV tem duas Casas de Abrigo destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos.