Tofu e soja
A soja é rica em cobre, que está ligado à ansiedade, além de possuir altos níveis de fitoestrógenos que podem causar desequilíbrios hormonais, resultando em mudanças de humor e aumento dos níveis de ansiedade.
O tofu contém inibidores de tripsina e inibidores de protéase, enzimas que dificultam o processamento dessa proteína, bem como lectinas que causam distúrbios digestivos.
Farelo de trigo
Evite farelo de trigo sempre que puder, pois contém uma alta concentração de ácido fítico, um anti nutriente que armazena fósforo nas plantas.
Cafeína
Reduza ou pare o consumo de cafeína se estiver sentindo-se ansioso. O café causa aumentos na adrenalina e temperatura corporal, palpitações cardíacas, insónia e irritabilidade.
Bebidas alcoólicas
O consumo de álcool pode levar a vários problemas que afetam os níveis de ansiedade, como a perda de sono, desidratação e flutuações entre níveis altos e baixos de açúcar no sangue.
Açúcar
O cérebro não funciona melhor quando os níveis de glicose no sangue estão elevados, o que significa que a conexão entre açúcar e ansiedade é real.
Adoçantes artificiais
Além de aumentar os níveis de ansiedade, podem levar a dores de cabeça, insónia, fadiga, alterações de humor, falta de foco e até palpitações cardíacas.