O vicio é medido por um conjunto de reações biológicas e fisiológicas que levam à sensação de necessidade de comer doces de forma desenfreada, caindo numa compulsão alimentar e cometendo excessos.
Mas há formas de o combater:
Ingira mais “comida de verdade”, já que os produtos naturais, na maioria das vezes, não têm aditivos. Coma mais frutas e verduras.
Elimine o açúcar refinado e as farinhas processadas, responsáveis por gerar esse círculo vicioso. Consumi-los, mesmo que seja num “lanchinho”, desestabiliza o equilíbrio das hormonas e neurotransmissores, gerando mais desejo.
Coma proteína, gordura e fibra ao pequeno-almoço (nozes, abacate e ovos mexidos). A combinação destes três nutrientes é uma boa ferramenta para controlar a glicose no sangue.
Medite: o stress aumenta o cortisol, uma hormona que altera o açúcar no sangue.
Exercite-se. Por exemplo, caminhe entre 30 e 60 minutos por dia, pois treinar a uma intensidade muito alta ou por períodos longos pode aumentar o apetite, fazendo com que coma os alimentos errados.
Dormir o suficiente também é fundamental, uma vez que ficar acordado até tarde causa elevação do cortisol, o que aumento o desejo por açúcar.
Beba 3 litros de água por dia. Muitas vezes confunde-se a ansiedade de comer com a sede.
Tome suplementos com vitamina D e magnésio.