Controlar o peso é essencial para manter um corpo saudável, evitando doenças metabólicas e inflamações. Muitos acham que devem perder peso apenas por motivos estéticos, mas os ganhos vão muito além disso.
Não podemos nunca esquecer que a obesidade é uma doença crónica caracterizada pelo acumular excessivo de gordura corporal, que geralmente é causa e consequência de outras doenças, que reduzem a expectativa e a qualidade de vida. As principais causas da obesidade incluem uma alimentação desequilibrada, rica em alimentos hipercalóricos e o sedentarismo.
Uma rotina alimentar adequada e equilibrada ajuda a prevenir as doenças metabólicas, como diabetes e esteatose hepática, as doenças cardiovasculares, osteoarticulares, renais, imunológicas e neoplásicas. Importa ainda referir que um estilo de vida saudável ajuda a diminuir inflamações subclínicas, que provocam cansaço, inflamações na pele e doenças gástricas.
Mas perder peso de forma saudável não acontece da noite para o dia: é preciso ter bons hábitos de vida, fazer exercícios físicos, manter boa dieta, ter persistência e paciência.
Quando se opta por fazer dieta convém fazê-lo sempre com a ajuda de um profissional para que tudo corra pelo melhor possível.
Principais erros de uma dieta sem orientação
- corre o risco de fazer uma dieta demasiado restritivas
- seguir dietas da moda, sem saber se é a mais indicada para o seu caso
- fazer mudanças temporárias nos hábitos alimentares
- desconhecer as suas reais condições de saúde, antes de iniciar a dieta
- não alterar o estilo de vida que favorece a obesidade
- tentar emagrecer mais de 10% do peso corporal sem acompanhamento médico