A maior parte das pessoas é afetada por doenças relacionadas com a idade que podem não ser muito graves, mas que de alguma maneira limitam o seu dia-a-dia.
São muitos os problemas de saúde comuns para pessoas com mais de 50 anos. Algumas dessas doenças não são evitáveis, pois são causadas ou facilitadas por genes, células e funções corporais falidas.
Mas muitas outras podem ser evitadas através da implementação de cuidados proativos, mudanças no estilo de vida e na dieta.
De acordo com várias estudos, nove em cada dez pessoas com 50 anos ou mais terão pelo menos uma doença crónica. Isso significa que é uma doença progressiva a qual piora com o passar do tempo, além de que inúmeras doenças crónicas não têm cura.
Esses problemas de saúde têm de ser geridos de modo a minimizar o mais possível os seus sintomas para que o dia-a-dia dessas pessoas seja mais simples e tranquilo.
Os problemas crónicos mais comuns são:
- diabetes
- tensão alta
- doenças cardíacas
As pessoas idosas são diagnosticadas com diabetes tipo 2, o qual é causado pela depleção na secreção de insulina ou pela resistência à hormona que supostamente quebra o açúcar no sangue e ajuda na sua absorção pelas células.
A hipertensão arterial também precisa ser gerida e monitorizada, sendo que existem muitas causas na sua base.
A doença cardíaca engloba uma gama ampla de diferentes tipos de problemas cardiovasculares.
A estes problemas acrescem outros:
- osteoartrite
- osteoporose
- doença pulmonar obstrutiva crónica
- problemas de visão
- perda auditiva parcial ou parcial
- problemas urinários
- dor nas costas
- anomalias espinhais
- demência
- cancro