Traços que identificam pessoas inteligentes
São pessoas focadas, mesmo perante as distrações
De acordo com um artigo publicado na revista Current Biology, «manter o foco durante bastante tempo faz parte da vida de pessoas inteligentesque são sendo muito resistentes aos estímulos externos».
O estudo mostra que «os indivíduos com as maiores pontuações em testes de QI, demoravam mais tempo para reconhecer movimentos no fundo de uma imagem porque a atenção é sempre mantida no primeiro plano».
Têm uma mente mais aberta e flexível
Pessoas com resultados mais elevados em testes de inteligência costumam ter uma mente mais aberta, procurando respostas e caminhos alternativos nos exames.
Aceitam melhor as sugestões quando participam em atividades de grupo. Também mudam de opinião sem muita resistência.
Reconhecem as suas próprias
Segundo os cientistas David Dunning e Justin Kruger, «quanto mais inteligente é uma pessoa, mais consciência ela tem das suas próprias limitações». Reconhecem que não sabem tudo, são muito mais questionadoras e mais curiosas. Tendem a avaliar o seu próprio desempenho em provas e exames como sendo medianos ou ruins.
Costumam ter hábitos noturnos
Costumam ficar acordadas até madrugada. Este foi o resultado de uma pesquisa publicada na revista científica Personality and Individual Differences em 2009 que analisou os hábitos de sono em cerca de mil adultos e a sua relação com a pontuação nos testes de QI durante a infância.
São muito curiosas
Um artigo publicado no Journal of Individual Differences refere a possibilidade de relacionar conhecimentos obtidos na infância com a abertura para novas experiências durante a vida adulta. A pesquisa analisou britânicos durante 50 anos e concluiu que as crianças de 11 anos com altas pontuações em testes de inteligência apresentaram experiências mais diversificadas aos 50 anos de idade.