No livro Mulheres Japonesas Não Envelhecem Nem Engordam, da autoria da escritora japonesa Naomi Moriyama, são descritos os segredos da saúde dos japoneses. Venha descobri-los.
Uma dieta equilibrada
Uma refeição tradicional japonesa comum inclui peixe, arroz cozido no vapor ou noodles e vegetais levemente fervidos. A refeição pode acompanhar uma tigela de sopa de miso. Depois da refeição, é normal beberem uma xícara de chá-verde, seguida de uma fruta de sobremesa.
Quantidades pequenas de comida
A culinária japonesa enfatiza, além da qualidade, a quantidade. As porções são mais pequenas uma vez que eles têm o hábito de comer devagar, apreciando a refeição. Dessa forma, conseguem controlar o apetite. Quando percebem que estão aproximadamente 80% satisfeitos, finalizam a refeição e evitam o aumento de peso.
Método de cozedura
Os legumes e as verduras não são cozidos por longos períodos e em altas temperaturas. Para manter todos os nutrientes, apenas vão à água a ferve r durante alguns minutos, ou a grelhar e fritar com pouco óleo.
Esqueça o pão
Na dieta japonesa, o pão praticamente não existe, sendo substituído pelo arroz cozido no vapor.
Afaste as sobremesas
O consumo de açúcar e doces industrializados não são comuns no Japão. Em vez de doces após a refeição, comem frutas frescas.