Osteoporose
A osteoporose é uma doença que se costuma manifestar após os 50 anos de idade e atinge, especialmente, as mulheres. Em grande parte dos casos, os seus sintomas passam despercebidos, sendo notados apenas quando a doença já está em estágios avançados, deixando a pessoa mais suscetível a fraturas. Na menopausa, há uma queda natural dos níveis de estrogénio, hormona que ajuda a proteger os ossos contra o desgaste.
Artrose
É uma doença crónica que afeta a cartilagem das articulações, estrutura localizada entre os ossos e que serve para amortecer o impacto e permitir um melhor deslizamento entre eles durante a execução dos movimentos. Prevalece entre as mulheres, principalmente no período da menopausa, devido à queda da produção de estrogênio, que exerce um efeito protetor também nas articulações.
Síndrome geniturinária
A síndrome geniturinária provoca dores na região da vagina e ardência ao urinar decorrentes da diminuição de hormonas sexuais, principalmente do estrogénio, no período pós-menopausa.
Síndrome metabólica
A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde que aumentam os riscos de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio e a aterosclerose.
Problemas de visão
As alterações hormonais do período da menopausa são responsáveis por vários problemas que podem afetar a saúde dos olhos, como a catarata, olho seco e glaucoma.
Problemas psicológicos e cognitivos
A queda dos níveis de estrogénio no organismo da mulher após a menopausa tem impactos sobre aspetos cognitivos e emocionais. Há uma maior suscetibilidade para vários problemas psicológicos, como depressão e ansiedade, e cognitivos, como dificuldade de concentração, aprendizagem e memória.