A 19 de Novembro, entre as 14h30 e as 20 horas, o Crowne Plaza Hotel recebe a 6ª edição do Enóphilo Wine Fest Porto – a 16ª a nível nacional -, “um evento para quem gosta de vinho” que reúne mais de 35 produtores para mostrar os cerca de 250 vinhos que representam as principais regiões vitivinícolas nacionais, oferecendo adicionalmente o acesso limitado a um conjunto de Provas Especiais, que têm como protagonistas alguns vinhos nacionais de exceção.
Pensada para surpreender enófilos, amadores ou profissionais, a edição do Enóphilo que antecede o Natal traz três presentes especiais, limitados a um máximo de 20 participantes cada: “O Alvarinho do Capitão-Mor” é a prova especial que, entre as 15 e as 16 horas, propõe uma rara prova vertical de Alvarinho de uma das casas da Quinta de Paços, localizada na prestigiada sub-região de Monção e Melgaço. Entre as 16h30 e as 17h30, é possível rumar ao Douro e provar “10 anos de Somnium”, um sonho de dois jovens enólogos, Joana Pinhão e Rui Lopes, que se juntaram para criar um projeto focado na produção de vinhos tranquilos de excelência. Por fim, entre as 18 e as 19 horas, é tempo de “Redescobrir Carcavelos” e assistir a uma masterclass dedicada ao vinho generoso português que esteve perto da extinção e que é hoje uma distinção no mundo dos vinhos fortificados.
“O Enóphilo Wine Fest é já uma referência no panorama vínico nacional e regressamos à cidade do Porto pela sexta vez para mostrar que Portugal é cada vez mais apetecível e reconhecido junto dos consumidores e especialistas do sector. Temos cerca de 250 vinhos de mais de 35 produtores de Norte a Sul do País, que atestam a qualidade e a diferenciação de terroirs e, ao mesmo tempo, destacamos experiências únicas nas provas especiais que criamos para cada edição”, salienta Luís Gradíssimo, fundador do Enóphilo Wine Fest.