Faz mal comer ovos todos os dias?

Os seus altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem do ovo um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas.

Mas, simultaneamente, um dos seus principais componentes é a gordura, relacionada com o aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos.

A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração, escreve o cardiologista Francisco López-Jimenez na página de internet da norte-americana Clínica Mayo. «Diversos estudos mostraram que o consumo de um ovo por dia pode até prevenir alguns tipos de enfarte», refere o especialista.

Um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo por dia não levaria a um aumento do colesterol no sangue.

Alguns acreditam que o ovo pode ser a principal fonte de gordura de uma refeição, mas na realidade deveríamos preocupar-nos mais com as gorduras saturadas, adverte o sistema público de saúde da Grã-Bretanha (NHS), que recomenda reduzir o consumo de alimentos como salsicha, presunto, manteiga e óleo, os quais têm um efeito maior sobre a quantidade de colesterol no sangue do que os ovos.

«Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana», disse à BBC Mundo a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo.

 

Ler Mais


Artigos relacionados
Comentários
Loading...