Fibromialgia e doenças dos foros psicológico e neurológico com rastreios gratuitos

Saiba onde e quando vão acontecer.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o MAR Shopping Algarve vai receber palestras e ações de sensibilização sobre fibromialgia e cansaço crónico. Por sua vez, o MAR Shopping Matosinhos, disponibilizará, a 17 e 18 de dezembro, ações de sensibilização tendo em vista a prevenção de doenças psicológicas como depressão, burnout ou ansiedade e terapias ocupacionais para pessoas com demência ou doenças neurodegenerativas, por exemplo. Durante mais de um ano os meeting places MAR Shopping disponibilizaram às comunidades em que estão inseridos rastreios e ações de sensibilização gratuitos, com vista à deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como à transmissão de boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

 

Ambas as ações decorrerão entre 11h00 e as 18h00 e o acesso funcionará por ordem de chegada. No MAR Shopping Algarve, a ação terá lugar junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0) e no MAR Shopping Matosinhos será num espaço adequado para o efeito, no piso -1, junto à REFOOD.

 

No MAR Shopping Algarve, a Myos – Associação Nacional contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica desenvolverá uma ação de sensibilização sobre Fibromialgia, bem como uma Palestra sob o tema “Viver com Fibromialgia e/ou Síndrome de Fadiga/Crónica Encefalomielite Miálgica”, por Ricardo Fonseca, presidente da MYOS.

 

A Fibromialgia é uma doença crónica caraterizada por dor músculo-esquelética generalizada e difusa, fadiga extrema, com perturbações de sono, perturbações cognitivas, entre outros sintomas. Apesar de a Fibromialgia poder apresentar-se de uma forma extremamente dolorosa e incapacitante, afetando a qualidade de vida do doente, não causa deformação nem reduz a esperança de vida. As queixas da Fibromialgia variam de doente para doente e podem ser ligeiras ou graves, definindo assim um espectro funcional que vai do mero incómodo até à incapacidade para manter um emprego remunerado, as atividades domésticas ou mesmo para desfrutar do convívio com a família e com os amigos, o que torna a doença heterogénea nas suas manifestações.

É uma síndrome que gera alguma incompreensão, por ainda não se conhecer muito bem as causas que estão na sua origem e não haver alterações detetáveis nos exames laboratoriais, nem nos exames complementares de diagnóstico para diagnosticar, sendo o mesmo feito mediante o historial clínico do doente e exclusão de outras doenças.

Segundo a Myos, esta doença afeta homens, mulheres e crianças de todas as idades, etnias, estatutos. Estima-se que afete, mundialmente, cerca de 2% a 5% da população adulta, dependendo dos países, em que 80% a 90% são mulheres entre os 20 e os 50 anos. Em Portugal, segundo um estudo da EpiReuma, estima-se que afete 1,7% da população, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos, sendo que outro estudo estima uma prevalência de 3,6% de casos de fibromialgia. Existem ainda muitos casos que não estão diagnosticados, sendo que muitos doentes vivem com indeterminação de diagnóstico durante muito tempo.

Ler Mais