A monarca foi diagnosticada com neuroma de Monto, um tumor benigno, tendo sido aconselhada pelos médicos a deixar de usar saltos altos.
É uma tumefação benigna do nervo interdigital (no espaço entre os metatarsos). O seu tratamento é cirúrgico e consiste na neurectomia (excisão do neuroma).
Pode ser descrita como uma “irritação” e/ou “inchaço” do nervo sensitivo localizado perto das cabeças dos metatarsos, entre dois dedos do pé. O neuroma é mais comum no terceiro espaço intermetatarsiano (entre o 3.° e 4.° metatarsos) e menos habitual ao nível do segundo espaço.
Afeta principalmente mulheres e por vezes surge em ambos os pés.
Os doentes queixam-se de uma dor plantar intensa, descrita como uma espécie de descarga elétrica entre dois dedos. Caracteristicamente, a dor surge apenas durante a marcha e especialmente quando se usa calçado mais apertado, aliviando quando descalços e com os pés sobre uma superfície fria. Alguns doentes referem também uma dor irradiada para trás, ao longo dos metatarsos. Em alguns casos, sentem formigueiros e adormecimento (parestesias) nos dedos atingidos pelo nervo sensitivo afetado.
A causa do neuroma de Morton não é clara. Na sua génese parecem estar associados mecanismos de irritação, pressão ou lesão de um dos nervos que inervam os dedos; o traumatismo recorrente estimula o aparecimento de espessamento do nervo levando ao desenvolvimento do neuroma. Uma alta percentagem de pacientes com neuroma de Morton são mulheres que usam sapatos de salto alto ou estreitos.
As condições e situações que podem causar traumatismo nervoso pelos ossos dos dedos do pé incluem:
- Sapatos de salto alto
- Sapatos com uma biqueira pontiaguda ou apertada que comprime os dedos
- Pés cavum (arqueados)
- Pés planos ( vulgarmente chamados pés chatos)
- Joanete
- Dedo em martelo, uma deformidade numa articulação do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé que faz com que ela fique permanentemente fletido
- Atividades desportivas de alto impacto como corrida, futebol, ténis, karaté e basquetebol
- lesão ou trauma no pé
O impacto de sapatos de salto alto e sapatos de bico provavelmente explica por que a condição é mais comum em mulheres do que em homens.
Mais de 80% das pessoas com neuroma de Morton irão responder a um tratamento conservador, pelo que o prognóstico é animador. Outros tratamentos podem ser necessários, como a realização de medicação específica, infiltrações, a acupuntura e em casos que não haja melhorias com nenhuma das técnicas anteriores, é recomendada a cirurgia.